DestaquesLutas

Assembleia Geral Virtual dia 18/04

Realizada hoje, dia 18/04, a Assembleia Geral debateu as progressões e promoções dos docentes do IFRJ, o teletrabalho, a greve pelo reajuste emergencial, e a escolha dos delegados para a 173ª Plena do SINASEFE: o coordenador Fernando de Oliveira, representando a DIREX do SINTIFRJ, e Daniela Zanotti, representando a base. A Plena ocorre no dia 21 de abril para discutir a construção e a adesão das bases à greve unificada pelo reajuste de 19,99%.

A DIREX informou que no dia 14/04 uma assembleia no campus Arraial do Cabo propôs a paralisação das atividades no dia 27/04, quando ações de mobilização e de esclarecimento dos motivos da greve irão acontecer na Praça do Guarani.

Foi destacada a importância de mantermo-nos junto ao calendário unificado, que tem o dia 28/04 como data nacional de mobilização pelo serviço público. Os participantes concordaram com a paralisação nos campi do IFRJ no dia 27, e a assembleia também deliberou pela paralisação no dia seguinte, para que a base possa comparecer aos atos que ocorrerão no dia 28/04.

O SINTIFRJ avisou aos participantes que o sindicato vai entrar com duas ações na Justiça Federal (TRF-2). Uma ação coletiva contra o IFRJ questionando a paralisação das progressões e promoções docentes, com um Mandado de Segurança para garantir o direito dos professores, e uma ação para impedir que as aposentadorias de servidores do IFRJ migrem para o INSS. Houve acordo para ambas as ações.

Foi deliberado que Fernando de Oliveira e Cristiane Moreira estarão no GT formado para discutir a minuta de regulamentação das promoções e progressões docentes, que está sendo analisada no CONSUP, restando ainda uma vaga para representação. Para o GT de teletrabalho, que também está em discussão no CONSUP, indicou-se os nomes das TAEs Ada e Andréa, pois já compõem a comissão criada pelo SINTIFRJ. Houve acordo entre os presentes.

A DIREX está na busca por peritos para avaliar as condições de infraestrutura no prédio da Rua Buenos Aires e nos campi de São João de Meriti e Belford Roxo, devido às denúncias sobre infraestrutura precária.

Boletins financeiros atrasados serão publicados até o fim de abril.

Saudações de luta! – Direção Executiva – Biênio 2021-2023