DestaquesLutas

Grande ato do 8M RJ – Pela vida das mulheres

Pela Vida das Mulheres – Bolsonaro Nunca Mais: SINTIFRJ convoca ato em oito de março

Realizado no Rio e em várias capitais do país, ato unificado no Dia Internacional da Mulher cobra direitos e pede a saída do presidente mais misógino da história do país.

Nesta terça-feira, dia oito de março, um ato unificado organizado pelas centrais sindicais ligadas ao SINASEFE vai levar milhares de pessoas às ruas pelos direitos das mulheres. Por emprego, por igualdade salarial e social, pelo direito ao corpo, pelo fim do machismo, da LGBTQIA+ fobia, do racismo, contra a fome por que passam milhares de brasileiros, e como não poderia deixar de ser, pela saída de Bolsonaro do governo, sem dúvidas, um dos maiores inimigos da luta feminina atualmente.

Não é segredo que Bolsonaro, além de representar um enorme retrocesso, o desgoverno e falta de respeito à população em geral nas mais variadas áreas – como a economia em crise e inflação sem controle, meio-ambiente devastado e vendido aos interesses do agronegócio, na saúde, com sua péssima gestão da pandemia e falta de investimentos, na Educação, com seus ataques à instituições de ensino e universidades, na forma de perseguições a professores e cortes para pesquisas, corrupção descarada com a conivência de agentes de governo e bilhões para emendas de parlamentares em orçamento secreto, enquanto estrangula os servidores sem reajustes há anos –, ainda é machista assumido, como provam as famosas atrocidades de suas declarações misóginas à imprensa, a falta de políticas decentes para essa população, ou mesmo seus ataques a jornalistas mulheres no exercício de suas funções.

Quem não se lembra de muitas delas? Desde a insinuação sexista à uma jornalista que acusou de “querer dar o furo a todo o custo”, até agressões verbais e mesmo físicas em sua trajetória, passando pela talvez mais famosa agressão, quando numa discussão com a deputada Maria do Rosário afirmou que não a estupraria porque ela não merecia, por, nas palavras dele, “ser muito feia”. Nessa violência institucionalizada contra as mulheres que promove, Bolsonaro não poupa nem a filha, cujo nascimento, segundo ele, se deu após uma fraquejada.

Ninguém merece ser estuprada em seus direitos civis e dignidade humana e, neste dia oito de março, vamos deixar claro que as mulheres brasileiras querem a derrubada de Bolsonaro do poder. Pela igualdade de direitos, contra a misoginia e violência de gênero, pelo respeito às pautas feministas, num ato democrático, antirracista, anti-imperialista e anticapitalista neoliberal, e pelo respeito às minorias, às diferenças e às comunidades LGBTQIA+. Vamos deixar claro que não aceitamos mais o desrespeito e a política misógina, corrupta e genocida de Bolsonaro. É ano eleitoral, e com a força de todas as mulheres unindo o povo brasileiro, nossa luta contra o conservadorismo e obscurantismo fascistas começa nas ruas.

No Rio de Janeiro, o protesto terá concentração na Candelária às 16h, e dali sairá em caminhada, às 18h, em direção à Cinelândia. O SINTIFRJ pede a todos que sigam as medidas de segurança devido à pandemia ainda em curso, que levem álcool em gel 70%, e tomem todos os cuidados necessários, como o uso de máscaras. A coordenadora da SINTIFRJ, Luiggia Girardi, estará na concentração do ato, com faixa do SINTIFRJ e máscaras PFF2 para quem precisar.

A colaboração com o compartilhamento de vídeos e fotos, notícias, ou qualquer outra forma de expressão para a divulgação dos atos nas redes sociais também é muito bem-vinda. Contamos com a presença, em todos os meios, de todas e todos. E vamos à luta pela vida das mulheres, pelo Fora Bolsonaro e em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade! Saudações sindicais!

Diretoria Executiva

Biênio 2021 – 2023