Destaques

IFRJ realiza paralisação com ato na Reitoria no Dia Nacional de Lutas!

Hoje, dia 14 de setembro, foi um dia nacional de lutas e o SINTIFRJ convocou ato de mobilização em frente a reitoria. Foi uma manifestação muito importante que deu a largada e ajudou a esquentar os motores para construirmos uma forte jornada de lutas contra os ataques de Temer e a destruição dos serviços públicos em geral, e do Instituto Federal em particular.
A mobilização contou com apoio do movimento estudantil.
Após concentração no campus Maracanã, o movimento saiu em passeata até a Reitoria. Uma comissão do movimento (com representacao do sindicato, de servidores de diferentes campi e de estudantes) subiu para uma reunião com a Reitoria. Servidores e estudantes do campus Realengo entregaram uma carta pública questionando os cortes orçamentários naquele campus (41,38%).
Denunciamos a situação de crise e desmonte que vive a rede Federal, os ataques a nossa carreira e a proposta de reforma da previdência que o governo quer votar já em outubro. Tudo isso faz parte da política do governo Temer para o serviço publico no qual a ordem é destruir direitos sociais e democráticos para transferir riqueza para os cofres dos banqueiros e das grandes corporações. Destacamos a disposição de luta e resistência da categoria contra os cortes orçamentários nos campi, contra a implementação de ponto eletrônico para docentes e TAEs, a defesa da flexibilização de 30h dos TAEs e a política de assistência estudantil.
Exigimos, ainda, uma gestão de resistência por parte da Reitoria, contra o desmonte do governo golpista. Ressaltamos a urgência de transparência na gestão, com clareza democrática em divulgar os critérios de destinação orçamentária e os cortes e contigencuamento desigual nos campi.
Acordou-se que a reunião de diretores gerais – a ocorrer em 25/09 – tenha representação do sindicato, dos servidores e do movimento estudantil, do mesmo modo como a próxima reunião do CONSUP (dia 27/09) terá de incluir como ponto de pauta as questões acima destacadas.
Esse foi o  início. Precisamos retomar a mobilização em cada campus e preparar um grande movimento de resistência no IFRJ, contra os cortes orçamentários e em defesa do Instituto Federal e da educação pública de qualidade!
A coord. geral do Sinasefe acompanhou a comissão e prestou total apoio a nosso movimento.
Não aceitaremos cortes ou retirada de direitos!
Contra a Reforma da Previdência e pela revogação da Reforma Trabalhista!
Coord. do SINTIFRJ

Comment here