Notícias

Sinasefe aprova deflagração de greve nacional a partir do dia 3 de abril

O SINASEFE aprovou neste fim de semana, em sua 187ª Plenária Nacional, a deflagração da greve das servidoras e servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir do próximo dia 3 de abril. A plenária híbrida ocorreu em Brasília-DF e contou com a participação de 58 seções sindicais e mais de 210 pessoas (dentre as quais 87 de modo virtual). A greve foi aprovada pela imensa maioria dos(as) delegados(as), que, representando suas bases, mostraram a insatisfação e indignação da categoria com a perda salarial acumulada durante anos de inflação, com o reajuste zero para 2024, com a desvalorização das carreiras e com o sucateamento e precarização das condições de trabalho e permanência dos alunos, decorrentes da ausência de recomposição do orçamento dos Institutos Federais, o que impacta negativamente toda a comunidade da rede, não só trabalhadores (as) como alunos(as). A greve decorre da necessidade urgente de pressionar o governo e parlamentares para que de fato valorizem a educação e mostrar aos que querem destruir a educação pública a nossa real força e importância.

Representaram o SINTIFRJ, como delegados(as) eleitos(as) na nossa última Assembleia Geral, a Coordenadora Geral do Sintifrj Daniela Zanotti e o delegado de base Fernando Oliveira, bem como o coordenador de Comunicação do Sintifrj, Daniel Haach, na qualidade de observador virtual. Os(as) delegados(as) do Sintifrj defenderam e votaram na proposta exitosa de deflagração da greve a partir do dia 03 de abril, por tempo indeterminado. Agora é arregaçar as mangas e trazer toda a comunidade do IFRJ para uma grande greve com mobilização e participação ativa de todas e todos.

Confira o calendário que mostra os próximos passos da categoria:

  • Entre 18 e 26 de março: rodadas de assembleias nas seções sindicais pautando greve;
  • 27/03: PLENA do SINASEFE (data a confirmar);
  • 03/04: deflagração da greve.

Confira os eixos da greve consolidados na 185ª PLENA:

  • Eixo 1 – Reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes, conforme as propostas aprovadas nos GTs Carreira e nas PLENAs do SINASEFE;
  • Eixo 2 – Recomposição salarial, já! Conforme a proposta do Fonasefe da Campanha Salarial 2024;
  • Eixo 3 – Revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e defesa do modelo de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais;
  • Eixo 4 – Revogação de todas as Medidas Provisórias, Portarias e Decretos que atacam os servidores e os serviços públicos – com destaque para a IN 54/2021, que ataca o direito de greve. A maioria dessas medidas foram tomadas pelos governos Temer (golpista) e Bolsonaro (neofascista).
  • Eixo 5 – Recomposição orçamentária da Rede Federal de Educação. Chega de cortes: por uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade!

Para construir uma greve forte, o SINTIFRJ inicia nesta semana uma grande campanha de mobilização em todo o IFRJ. Nossos representantes sindicais estarão panfletando nos campi e falando com todos sobre a greve. Agora é a hora de chegar junto e mostrar a força de nossa indignação coletiva!

 

SINTIFRJ na luta! Rumo à greve e à vitória!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.