Notícias

Assembleia Geral Virtual do SINTIFRJ constrói reivindicações urgentes para cobrar à Reitoria do IFRJ

Ontem, 19 de outubro, às 15h, foi realizada mais uma Assembleia Geral Virtual da base do SINTIFRJ, que foi uma continuidade do debate iniciado na Assembleia de segunda-feira, 16 de outubro. Nesse encontro foram construídas reivindicações importantíssimas para cobrar à Reitoria do IFRJ, como pautas do estado de greve, em especial, a mais urgente delas, sendo a implementação imediata do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Em seguida, estão listadas as reivindicações, elaboradas pela Direção Executiva do SINTIFRJ e pela base, aprovadas por regime de votação:

1ª Reivindicação aprovada – Implementação do PGD em caráter de urgência:

(a) Aprovação do regulamento do PGD e promulgação do ato de instituição do PGD no IFRJ em 30 dias a partir da notificação da reitoria pelo sindicato; 

(b) As Direções Gerais e Pró-Reitorias devem determinar que as chefias das unidades de execução, democraticamente junto com suas equipes, elaborem em um prazo de 30 dias, os planos de entrega dos setores e os planos de trabalho dos servidores que tenham interesse em aderir ao PGD;

(c) A Reitoria deve ter como prioridade zero o desenvolvimento e/ou implantação do sistema eletrônico necessário para o PGD, de acordo com as normativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), também em um prazo de 30 dias a partir da notificação da reitoria pelo sindicato.

2ª Reivindicação aprovada – Revogação imediata por ato do Reitor do artigo 10 da resolução 25 do Conselho Superior, adequando à obrigatoriedade do mínimo de carga horária docente de aulas presenciais previsto no regulamento (artigo 13). 

3ª Reivindicação aprovada – Garantia de que não haverá descontos de salário enquanto o sistema não estiver funcionando corretamente e o PGD institucionalizado.

A reunião foi transmitida pela plataforma Zoom e bateu em média 173 participantes, um demonstrativo de permanência da base de servidores e servidoras, que estão realmente mobilizados. Durante a assembleia, representantes sindicais da reitoria e dos campi, bem como demais servidores, relataram a realização de assembleias locais, em que discutiram as formas de lidar e o combate ao ponto eletrônico, estudaram a legislação, analisaram a implementação do ponto em outros Institutos Federais e criaram proposições. Foi nítido que os servidores presentes no debate estavam bem afiados em conhecimento, tanto que a discussão dos pontos se estendeu até as 19h, com muitos destaques e trabalho intenso. No entanto, não foi possível esgotar todos os pontos da pauta e uma nova assembleia geral será convocada para o dia 25 de outubro.

Ademais, cabe destacar alguns informes importantes da assembleia. A servidora Isabel Ostrower, do IFRJ Campus Nilópolis, foi eleita como representante sindical, após ser uma das mobilizadoras da assembleia local no campus em questão. Outro fato importante é que os servidores Fernando Oliveira e Rafael Castro abriram vacância no Grupo de Trabalho (GT) sobre o PGD formado pelo sindicato, por questões pessoais, e portanto foram eleitos membros para substituí-los. São eles:

Lenon dos Santos Costa Bastos

Fernando Rocha Beserra

Rafael Leal de Paula

Marcia da Silva

Monica Batista

O docente Fernando Oliveira, que também é membro da Direção Nacional do SINASEFE na coordenação da pasta de combate às opressões, ainda deu o informe de que o SINASEFE deliberou junto com Andes e FASUBRA, a construção de mais uma paralisação nacional dos servidores(as) dia 7 e 8 de novembro. A paralisação tem como intuito cobrar o governo Lula de várias pautas como a reivindicação da recomposição salarial, o revogaço de medidas dos (des)governos Temer e Bolsonaro, a efetivação das propostas para reestruturação das carreiras, a equiparação dos benefícios entre os servidores dos Três Poderes, a revogação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), cortes na educação, entre outras.

Por fim, o coordenador de comunicação, Daniel Haack, também informou que uma nova faixa “Fora Rodney” foi colocada no IFRJ Campus São João de Meriti, lembrando que a anterior teria sumido. Ele também comunicou que o diretor Rodney retornou e não teve contato com a comunidade acadêmica. Haack, em nome da comunidade, fez um apelo a Rodney para se manifestar.

Estamos num momento muito importante da nossa luta sindical, trabalhadores e trabalhadoras estão aflitos(as), tendo sua qualidade de vida e trabalho afetada pelo ponto eletrônico, lutando pelo PGD e em estado de greve para conquistar suas reivindicações. O SINTIFRJ está trabalhando mais do que nunca e conta com sua participação nas assembleias e mobilizações. No dia 25 de outubro teremos nova assembleia para concluir nossa pauta de reivindicações, eleger comandos de mobilização para a greve e definir nosso calendário de ações. Continue acompanhando nossas redes para mais informações e junte-se com a gente. Busquemos os nossos direitos!

SINTIFRJ NA LUTA!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.