Notícias

Dia do(a) Professor(a) e do(a) Técnico(a) Administrativo em educação.

Neste dia 15 de outubro, o SINTIFRJ parabeniza aqueles e aquelas pelas quais luta todos os dias: as professoras e professores e as técnicas e técnicos administrativos da educação. Hoje celebramos estes profissionais que são fundamentais para as escolas, instituições de ensino e universidades de todo país e ajudam a construir a educação, que é tão preciosa para a transformação social, dentro e fora das salas de aula. 

A data comemorativa do Dia do(a) Professor(a) foi inspirada pela criação do Ensino Elementar no Brasil pelo Imperador D. Pedro I, com abertura de escolas de primeiras letras em todas as cidades do país, em 1827. Em 1963, a data foi oficializada pelo Decreto Federal n. 52.682. O professor(a) é responsável pela motivação e o encantamento dos alunos e alunas na busca pelo conhecimento, mas  nenhuma instituição de ensino funciona apenas com ele(la). Por isso, ao longo dos anos, foi incorporada também a esta data a homenagem dos técnicos(as) administrativos que são essenciais, pois sem eles não há gestão educacional. 

Hoje vivemos numa luta constante pela qualidade de vida desses(as) trabalhadores(as). Devido a diversos fatores, como a tomada de governos contrários aos trabalhadores, a categoria federal coleciona uma série de perdas salariais, faltas de reajuste e sofre com o impacto da inflação, em especial os TAEs, que ficaram 8 anos sem reajuste. Isso sem falar dos professores e TAEs estaduais e municipais que recebem menos e são mais precarizados tendo que trabalhar em várias escolas. Além da questão salarial, esses profissionais ainda têm que enfrentar diversos desafios psicológicos, problemas estruturais, como a falta de um ambiente adequado para ensinar e trabalhar, a falta de equipamentos, materiais escolares e segurança. Segundo um estudo feito na Unifesp, aproximadamente um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de Burnout. 

A educação no nosso país ainda precisa melhorar e melhorar muito, mas não existe educação sem servidores(as) públicos(as), então continuaremos lutando e trabalhando como fazemos aqui no sindicato, nos mobilizando, para que nossa categoria de trabalhadores da educação tenham uma vida digna! Sindicalize-se, venha para a luta com a gente!

 

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.