Notícias

Deliberações das últimas assembleias: No dia 3 de outubro, o SINTIFRJ realizará um ato na Reitoria e vai aderir à Paralisação Nacional.

Essa semana está sendo importantíssima para o SINTIFRJ, pois tivemos duas assembleias gerais virtuais que deliberaram ações fundamentais para o nosso sindicato, dentre elas, que o dia 3 de outubro será um dia intenso de mobilização da nossa base de trabalhadores e trabalhadoras: realizaremos um ato a Reitoria do IFRJ (prédio da Buenos Aires) pela manhã, às 11h, protestando por uma reunião com reitor para debater o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e a implementação do controle eletrônico, denunciando a falta de transparência e de diálogo com os(as) trabalhadores(as). Deliberamos também que vamos aderir à Paralisação Nacional dos servidores e servidoras públicas federais em prol da recomposição salarial, aprovada na 184ª Plenária do SINASEFE, que ocorrerá no mesmo dia em unidade com o ANDES, a FASUBRA e outras enditades e movimentos sociais no Rio de Janeiro. 

Essas são duas deliberações, que foram encaminhadas durante as duas assembleias nesta semana, sendo a adesão à paralisação decidida no dia 25 de setembro e o ato na Reitoria decidido no dia 27 de setembro, mostram que a base está mais que ativa e que está preocupada com os seus direitos, sua qualidade de vida, sua remuneração digna e com seu direito à participação democrática nas decisões que afetam nossas carreiras e nossas instituições. A prova dessa atividade foi o número de participantes que tivemos nessas assembleias. Na primeira delas, tivemos 55 participantes e na segunda, nada mais nada que menos que 161 participantes.

Além dessas duas deliberações importantíssimas e que reforçam nossa disposição para a luta, decidimos nas duas assembleias a construção de um Grupo de Trabalho sobre o PGD do sindicato como representante legítimo dos trabalhadores e trabalhadoras do IFRJ, realizamos a eleição de mais representantes sindicais nos campi do IFRJ e aprovamos uma ação solidária de todos os campi à comunidade do IFRJ Campus São João de Meriti. 

Confira a matéria completa para entender tudo com mais detalhes.

Deliberações da Assembleia Geral Virtual do dia 27 de setembro.

A Assembleia Geral Virtual do dia 27 de setembro começou às 18h e se estendeu até aproximadamente 21h. Seus pontos de pauta foram: informes sobre as assembleias locais e eleição de representantes sindicais; discussão sobre o PGD e encaminhamentos (paralisação, mobilização e outras ações); informes e debate sobre ponto eletrônico. 

As deliberações sobre o ato na Reitoria ocorreram após muita conversa e falas de preocupação. A base de trabalhadores e trabalhadoras do IFRJ encontrou muita unidade em seus pensamentos e todos estão aflitos com um reitor que não os responde, que não tem interesse em atendê-los, principalmente quando o controle eletrônico está próximo de ser implementado. Muitos mencionaram o quanto o controle eletrônico pode afetar a qualidade de vida dos trabalhadores, sua saúde mental, entre outras coisas. Todos e todas querem debater com o reitor Rafael Almada esses possíveis impactos. O intuito do ato é cobrar do reitor, que não quer ouvir os trabalhadores e o sindicato, uma vez que a entidade já mandou diversos ofícios que não foram sequer respondidos.

Já em relação ao PGD, programa que discute vários módulos de funcionamento de gestão, incluindo o teletrabalho, por exemplo, ainda há diversas opiniões entre os trabalhadores, mas todos querem que ele entre na pauta também nessa possível reunião com o reitor. A partir disso também foi deliberado nesta assembleia a criação de um Grupo de Trabalho sobre o PGD formado por dois docentes, dois TAEs, dois membros da Direção Executiva do SINTIFRJ e dois membros do Consup. Foram eleitos os seguintes nomes:

Fernando Oliveira – docente

Rafael Monteiro – docente

Vanessa Maluf – TAE

Victor Alvaraes – TAE

Daniela Zanotti – membra do Consup

Joana Darc Machado Pereira – membra do Consup

Adão de Assis – membro da Direção Executiva do SINTIFRJ

Roberta Cassiano – membro da Direção Executiva do SINTIFRJ

Esse GT trabalhará até o dia 3 na construção de um documento sobre PGD e seus possíveis benefícios.

Por fim, felizmente, depois da coordenadora geral Roberta Cassiano contar um pouco sobre as assembléias locais nos campi e falar da importância da representação sindical, o SINTIFRJ conseguiu eleger representantes sindicais em alguns campi que ainda não tinham sido eleitos. Sabemos o quanto é importante termos representantes sindicais para articular as lutas locais e nacionais. Veja a lista dos representantes que foram eleitos:

Diego Liporage – IFRJ Campus Rio de Janeiro

Cinthia Paiva – IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Ayron Mendes – IFRJ Campus São Gonçalo

Glaucia Amaral Campus Niterói – IFRJ Campus Niterói

Deliberações da Assembleia Geral Virtual do dia 25 de setembro.

A Assembleia Geral Virtual do dia 25 de setembro, começou às 18h e terminou por volta das 20h25. Ela pautou: os informes da 184° Plenária Nacional do SINASEFE, a paralisação unificada do dia 3 de outubro junto ao Fórum de Servidores do Estado do Rio de Janeiro, a apresentação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação consolidado para negociação com o governo e o estado de paralisação no IFRJ Campus São João De Meriti. A assembleia contou com alguns convidados especiais, como o coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, e de Manoel Porto Júnior, secretário adjunto da pasta Políticas e Educacionais e Culturais do SINASEFE.

Sobre as deliberações, a base do SINTIFRJ aderiu a paralisação por meio de votação 29 votos a favor, 0 votos contra e sem registro de abstenções. No dia 3 de outubro, o governo federal estará negociando com os servidores(as) a reestruturação da carreira TAE e docente, ou seja, um dia assertivo para nos mobilizarmos em massa e cobrarmos a recomposição salarial e a valorização do serviço público. Nossa principal missão agora é conversar e mobilizar os nossos colegas de trabalho para que participem desse momento de extrema importância. Entre hoje e amanhã, membros do SINTIFRJ e de outras organizações sindicais estarão panfletando nos campi para mobilizar e convidar os servidores e servidoras do IFRJ para o ato. 

Também na segunda-feira foi deliberada uma ação solidária à comunidade do IFRJ Campus São João de Meriti, que ainda enfrenta o estado de paralisação em pedido de renúncia do diretor Rodney Albuquerque. As férias do diretor Rodney vão acabar e a comunidade terá que decidir como reagir a isso. Nesse sentido, a deliberação foi pautar em uma assembleia futura uma forma de ajudar essa comunidade perante a decisão que ela tomará em sua próxima assembleia local.

O SINTIFRJ está mais ativo do que nunca, vamos à luta!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025