Notícias

SINTIFRJ na luta por uma educação antirracista

A educação é a base de toda sociedade, é através dela que é possível  moldar uma nação melhor para todas e todos, um futuro com sabedoria, respeito e equidade, com espaços e oportunidades para qualquer pessoa, independente da sua origem, sexo ou cor. E por isso, é através dela que devemos tentar extinguir qualquer ato de racismo da sociedade. Infelizmente ainda hoje é preciso reforçar a mensagem e a luta contra a discriminação racial, incluindo-a nos espaços de ensino. Recentemente houveram dois casos que tomamos conhecimento dentro IFRJ, um no Campus Nilópolis e outro no Campus Arraial do Cabo envolvendo grupos de alunos.

O racismo é institucional e estrutural, criado ao longo dos anos de uma sociedade escravista, por isso é preciso adotar uma educação antirracista nas instituições de ensino, e perceber o racismo e todas as suas terríveis nuances. Para que as alunas e os alunos possam enxergar através das estruturas do racismo, é preciso mostrar cada detalhe, seja uma violência verbal contra as roupas, fantasias, cabelos ou religião, ou mesmo atos ainda mais graves, como segregação e violência física. 

Além disso, uma atitude fundamental para combater o racismo estrutural e institucional é escutar e buscar entender cada mais aquelas e aquelas que sofrem esse racismo, e com isso buscar em conjunto novas e melhores soluções para que um dia tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, onde apesar de nossas diferenças, o direito seja garantido e igual para todas e todos.

Por fim, para que uma educação antirracista tenha sucesso, é necessário que seja feita em conjunto, não apenas isoladamente por profissionais de educação, mas em unidade com a gestão das instituições de ensino, alunas e alunos, pais e a sociedade num todo. 

 

O SINTIFRJ repudia qualquer ato racista e discriminatório dentro das instituições de ensino e reforça seu apoio na construção de uma instituição com uma educação antirracista.
SINTIFRJ na luta contra o racismo!

 

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023