Notícias

O perigo do Bolsonarismo armado

Se um ex-deputado em prisão domiciliar estava armado, e jogou bombas e atirou contra a polícia, o que não podem fazer vários homens armados contra qualquer um que eles considerem um inimigo? O bolsonarismo é uma doença, mas tudo piora quando essa doença está armada. O caso Roberto Jefferson mostrou que o incentivo ao porte de armas por parte do governo Bolsonaro é um problema sério no Brasil. 

“Eu quero todo mundo armado!”, foi o que Jair Bolsonaro disse em uma reunião ministerial em 2020. Desde que chegou ao poder em 2019, ele editou mais de 40 decretos para facilitar o acesso da população civil às armas. Como resultado disso, a quantidade de armas e pessoas armadas no Brasil aumentou monstruosamente: hoje o mercado registra cerca de 1.300 armas compradas por brasileiros por dia. 

De acordo com dados dos institutos Igarapé e Sou da Paz, referentes a junho deste ano, passou de um milhão o número de armas registradas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) no Brasil, mais do que o efetivo de todas as PMs somadas. Durante o governo Temer havia cerca de 120 mil CACs, agora são cerca de 700 mil. 

O potencial de aumentar a violência é grande. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no ano passado, 78% das pessoas que foram assassinadas morreram com ferimentos provocados por armas de fogo. A flexibilização das regras para porte e posse de armas também coloca em risco a vida de policiais, visto que facilita a aquisição de armas por criminosos. 

O ex-deputado Roberto Jefferson estava em prisão domiciliar e, mesmo com a licença de CAC suspensa, tinha um verdadeiro arsenal. Armas que não eram apenas para legítima defesa, como defendeu, de forma mentirosa, Bolsonaro. São armas de guerra: fuzis com mira a laser e granadas. 

Será que a polícia não sabia das armas? Não há, ou deveria haver fiscalização periódica em uma residência que abriga uma pessoa que cumpre pena? Parece que, mesmo preso, Roberto Jefferson gozava de privilégios… Suspeita-se de interferência política no caso. 

Todo esse episódio resultou no ferimento de dois policiais, atingidos por Roberto Jefferson. Pessoas como ele, que descumprem as leis, incitam a violência e espalham mentiras através das redes sociais representam um perigo para a nação. 

Tudo isso faz parte do cenário de horror que o governo Bolsonaro compôs. Não por acaso, o ato de “fazer arminha com a mão” é um símbolo bolsonarista. Para reverter esse ambiente de violência, nossa única esperança é votar 13 neste domingo. Eleger Lula para derrotar Bolsonaro, pela paz e pela democracia!

FORA, BOLSONARO!

SINTIFRJ na luta! 

Direção Executiva – Biênio 2021-2023.