Notícias

Sintifrj e Sinasefe manifestam seu apoio a greve dos educadores

Mudam os tempos mas a luta permanece. O Sinasefe manifestou seu apoio à greve das educadoras e dos educadores dos estados e municípios, que estão na luta pelos seus direitos, melhores condições de trabalho e salários. O posicionamento do Sinasefe foi reafirmado nos dias 17 e 18 de junho durante a 181ª Plenária Nacional, que ocorreu em Brasília-DF. O SINTIFRJ, seção do Sindicato Nacional, também manifesta todo nosso apoio aos nossos colegas, professores(as), educadoras(es) do estado.

Assim como o Sinasefe, o Sintifrj também manifesta seu apoio à greve dos profissionais de educação de diversos estados e do municípios. O sindicato acredita que a unidade é o melhor caminho para garantir o direito das trabalhadoras e trabalhadores.

O estopim da greve, foi devido ao não cumprimento do piso salarial estabelecido pela lei 11738/2008. Para além do piso salarial defasado, essas trabalhadoras e trabalhadores da educação enfrentam péssimas condições de trabalho e sobrecarga de trabalho, devido a falta de profissionais no setor público. A greve teve seu início no dia 17 de maio, e foi organizada pelo SEPE-RJ, com o objetivo de pressionar o governo a negociar com a classe trabalhadora. É importante destacar, que o Rio de Janeiro não valoriza os seus profissionais da educação, pois tem a pior remuneração do Brasil.

Como se não bastasse tratar a educação com desleixo, o governador Cláudio Castro recorreu à justiça para intimidar a greve, estabelecendo uma multa de R$500 mil ao SEPE e R$5 mil aos seus diretores por dia. Uma tentativa covarde de criminalizar o movimento sindical e prejudicando a imagem das professoras e dos professores.

Na mesma linha dos profissionais da educação do Rio de Janeiro, também foram deflagradas greves recentemente na Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) e na da rede pública do Distrito Federal.

A educação é um pilar muito importante para a melhoria da sociedade e deve ficar em segundo plano. Não podemos deixar que as trabalhadoras e os trabalhadores da educação sejam deixados de lado. Ficaremos unidos, pois é na unidade que ganharemos ainda mais força para conquistar nossos objetivos!

 

SINTIFRJ na luta pela educação, pois só a luta muda a vida!

 

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023