Notícias

Nota de repúdio ao ataque racista no IFRJ Campus Nilópolis

Ontem, no dia 29 de março de 2023, uma reunião pedagógica híbrida com o tema “Educação Antirracista”, dirigida pela Professora Doutora Rosália Lemos e voltada a servidoras(es) do IFRJ Campus Nilópolis, foi invadida por racistas que tentaram disseminar ódio e promover desordem. A direção do campus vai mandar o caso para a Polícia.

Uma nota de repúdio foi publicada pelo IFRJ Nilópolis ressaltando que “todo e qualquer discurso que prega intolerância deve ser imediatamente desautorizado, principalmente em uma instituição que acredita na educação como recurso de transformação e (re)significação social”. O Instituto concluiu que o episódio demonstra a necessidade da promoção contínua de debates relativos à pauta antirracista.

Rosália Lemos é professora titular do IFRJ, doutora em Política Social na UFF, coordenadora geral do NEABI no IFRJ Campus Nilópolis, pesquisadora, ativista e atuante, por décadas, em inúmeras atividades de liderança no campo do combate ao racismo. Na publicação da Nota de Repúdio nas redes sociais do IFRJ Nilópolis, Profa Rosália comentou “como falei durante o ocorrido, somos RESISTÊNCIA e continuaremos firmes e fortes”. Várias pessoas prestaram apoio à Profa Rosália nos comentários.

O SINTIFRJ também repudia esse ataque horroroso à dignidade das pessoas que sofrem com o racismo diariamente e das que buscam combatê-lo! Seguimos defendendo e ressaltando o antirracismo em todos os lugares, no Instituto, no Sindicato, em toda a sociedade! Que os criminosos sejam punidos de acordo com a lei!