Notícias

Dia de Martin Luther King

Hoje celebra-se o dia de Martin Luther King, um dos maiores líderes na luta contra a discriminação racial e pela igualdade dos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos (EUA). A data é comemorada na terceira segunda-feira do mês de janeiro, próximo ao seu aniversário, dia 15.

O sociólogo, teólogo e pastor batista, nasceu em Atlanta, capital da Geórgia, e viveu na pele toda a opressão segregacionista racial em sua infância e adolescência. Por essa razão, Luther King lutou contra o sistema racista dos EUA nas décadas de 40 e 50, reivindicando postos de trabalho, salários mais dignos e dignidade para a população negra.

O dono do histórico discurso I Have a Dream (Eu tenho um sonho), sempre buscava lutar de forma pacífica, com manifestações sem violência e atos de desobediência civil, seguindo a filosofia de Mahatma Gandhi e a teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, as mesmas fontes que inspiraram a luta de Nelson Mandela contra a Apartheid. Luther King alcançou muitas conquistas com esse método, inclusive o fim da segregação racial e um prêmio Nobel da Paz.

Mesmo lutando de forma pacífica e bondosa, ele foi assassinado em 4 de abril de 1968, aos 39 anos, por um supremacista branco. Só depois de 15 anos foi decretado um feriado voltado ao líder e foram anos de muita insistência contra racistas que usavam argumentos falsos, como chamá-lo de comunista, para impedir tal feito. Mas isso não surpreende já que os EUA é um país descaradamente racista, com amplo histórico de linchamentos, incêndios de  igrejas e moradias de famílias negras, somados ao sistemático assassinato e encarceramento dessa população. 

Foram muitas barreiras, mas Martin Luther King entrou para a história. Sendo um símbolo do movimento anti racista, no início do show da posse do presidente Lula, houve uma homenagem a Luther King, relembrando sua luta histórica.

A trajetória desse líder popular relembra que a luta dos ativistas anti racistas do mundo não é em vão, pode e foi muitas vezes foi vitoriosa. Luther King é uma esperança para nós!

 

Saudações sindicais de luta! Direção Executiva – Biênio 2021- 2023