Notícias

Esperança para a educação!

Durante os últimos 4 anos, ficou claro que o projeto do antigo governo era desestruturar todo o sistema de educação pública do país. De maneira orquestrada, Bolsonaro e Guedes fizeram diversos bloqueios de verbas sucessivamente, que prejudicaram servidoras(os), alunas(os) e que tiveram como consequência a falta de reajuste dos salários, falta de estrutura adequada e risco financeiro para estudantes que recebem bolsa.

Em 2023, com o governo Lula, podemos criar uma nova esperança, sonhar com um futuro melhor para a educação do país. O ministro da educação, Camilo Santana, deu uma coletiva de imprensa ontem, dia 10 de janeiro, relatando que será feita uma análise criteriosa de mais de 3,7 mil obras inacabadas ou interrompidas. As obras incluem creches, escolas de tempo integral, de ensino fundamental e médio, campus de universidades e os institutos federais. É um bom começo, tanto os servidores quanto os estudantes precisam de estruturas adequadas para trabalhar e estudar. 

Hoje, diversos campus do IFRJ encontram-se em situação muito precária. Essa é uma oportunidade de sermos ouvidos. Vale ressaltar que os dois prédios da reitoria que ficam no centro da cidade, sendo eles o da Rua Pereira de Almeida, 88, que fica na Praça da Bandeira, e o da Rua Buenos Aires, 256, precisam de obras, com ainda mais urgência para este último citado, que está com diversos problemas de estrutura que colocam a saúde das pessoas que trabalham no local em risco.

Ajudamos e tiramos o Bolsonaro da presidência, elegemos Lula, e com isso conseguimos ver uma luz no fim do túnel, mas apesar da confiança no novo governo, precisamos seguir sempre atentos na luta pelos nossos direitos. Por isso acreditamos que este seja o melhor momento para dialogar, e usar nossa voz para melhorar as condições da nossa categoria e retomar nossos direitos. 

Precisamos de todas e todos aqueles que puderem se juntar a nossa luta, pois unidos somos mais fortes e ajudamos a fazer um país com uma educação melhor.

Se você é servidora e ou servidor do IFRJ, faça a sua filiação para somar na luta pelos nossos direitos e pela educação do Brasil.

Entre em contato através do nosso e-mail: contato.sintifrj@gmail.com, ou mande um mensagem para o nosso whatsapp: 21 99515-9669.

Sintifrj na luta, pois só a luta muda a vida.