DestaquesLutas

“Grito das Excluídas e dos Excluídos” no 7 de setembro questiona a Independência do Brasil

O próximo dia sete de setembro marca os 200 anos da Independência do Brasil. Mas a pergunta que fica é: independência para quem? 

A primeira manifestação pública do “Grito das  Excluídas e dos Excluídos” foi realizada em 1995, e desde então o ato busca trazer essa reflexão a cada 7 de setembro. Em 2022, a 28º edição do movimento traz o lema “Vida em Primeiro Lugar”, e mobiliza trabalhadoras e trabalhadores em todo o país por um Brasil melhor. 

Este ano será ainda mais marcante, pois é um momento decisivo na luta contra o fascismo e a opressão do governo Bolsonaro. Pelo segundo ano consecutivo, o presidente tenta sequestrar essa data que é de todos os brasileiros para interesses políticos próprios, convocando seguidores fanáticos a atos que flertam com o autoritarismo e a ditadura, e ameaçam instituições e a democracia.

No dia 7 de setembro, nosso papel será de fincar a bandeira de trabalhadoras e trabalhadores, de estudantes, do movimento negro, da comunidade LGBTQIA+, dos povos indígenas e de todos os oprimidos por este desgoverno fascista em nosso solo de luta, pela real independência, e de mostrarmos que a bandeira do Brasil ainda é de todo o povo!

O SINTIFRJ convoca a comunidade do IFRJ a comparecer aos atos do “Grito das Excluídas e dos Excluídos”, pois somente em unidade encontramos a força para lutar pelos nossos direitos. Cada um(a) de nós pode fazer a diferença!

 

Confira os locais e horários:

Rio de Janeiro:  7/9 – Concentração às 9h na Rua Uruguaiana, esquina com Presidente Vargas.

Cabo Frio: 7/9 – Concentração às 10h na Praça Porto Rocha.

 

Só a Luta muda a vida! Nossa voz será ouvida! Fora, Bolsonaro!