Notícias

Dia 24: É hora de mobilizar e lutar pela educação pública!

À comunidade acadêmica do IFRJ,

O dia 24 de outubro será marcado por manifestações em todo o país em defesa da Educação pública brasileira e, de modo especial, da Rede Federal de Ensino, na qual se insere o IFRJ. O Campus Pinheiral, em Assembleia realizada no último dia 18/10, decidiu aderir a este dia de mobilização contra o desmonte da Educação pública e os diversos ataques feitos pelo Governo Temer, dentre os quais destacamos a Reforma antidemocrática do Ensino Médio; A Base Nacional Curricular Comum (que precariza a formação de nossos alunos) e, por fim, a Pec do teto de gastos (que congela o investimento em Educação por 20 anos).

As ações do Governo Temer contrariam o desejo popular de mais investimento em saúde e educação. A população brasileira ocupou as ruas em 2013 com o desejo de uma reforma política que resultasse em uma administração do Estado voltada para o povo. Depois daqueles grandes protestos, tivemos a eleição de 2014, manifestações políticas com diferentes pautas e bandeiras (em quase todas o investimento em Educação era um pedido constante e frequente) o impeachment da presidenta Dilma.

Todos esses processos políticos deveriam, de acordo com o anseio popular, gerar um remédio para as mazelas do povo. Na verdade, nos levou à “ponte para o futuro”, de Temer, que se revelou um veneno fatal para o cidadão brasileiro. Cortes orçamentários, não abertura de concurso público, limitação de vagas e, no apagar das luzes, uma proposta de exterminar a rede federal de ensino. Esse é o legado de um governo sem legitimidade, sem voto e que nos fez retroceder 20 anos em apenas 24 meses.

Se não nos mobilizarmos agora, a rede federal, por meio do Novo Ensino Médio, será, pouco a pouco, desmontada e entregue ao capital privado. É a Educação de nossos filhos, é o direito dos trabalhadores, é o fomento e a realização de sonhos que estão sendo destruídos.

Por isso, convidamos a todos para participarem deste dia de mobilização. Vamos juntos defender nosso direito constitucional a uma educação pública, gratuita e de qualidade.

À luta!

Dia 24 de outubro (quarta-feira) é dia de mobilização!

A partir da assembleia geral do SINTIFRJ (09 de outubro) e das orientações nacionais do Sinasefe, profissionais do IFRJ decidiram aderir ao ‘Dia Nacional em Defesa dos Direitos dos Serviços Públicos.’ Em todo o Rio de Janeiro, entidades da educação vão preparar atividades de mobilização e vão às ruas em Defesa da Educação Pública e Contra a Reforma do Ensino Médio. Também será dia de Defesa da Democracia em todo o país.

Michelangelo Marques Torres, diretor do Sintifrj, esteve durante a última semana participando de alguns debates sobre o tema da ‘Reforma do Ensino Médio’ pelos IFRJs de Pinheiral, Paulo de Frontin, Nilópolis, Niterói, além de mobilizações em outros espaços de educação em outros estados.

Para esta semana, dia 24 de outubro, está sendo preparado debate sobre a Reforma do Ensino Médio em Resende. Ainda no dia 24, os profissionais e estudantes de Pinheiral vão realizar uma série de atividades aderindo também o dia nacional de lutas e mobilizações. Pela manhã, às 7h30min, concentração no campus para confecção de cartazes. Logo depois, às 9h, ato Público, na Praça da Prefeitura, com o tema ‘Em defesa da educação pública, da rede federal, contra a Reforma do Ensino Médio /BNCC e em defesa da democracia’. Às 13h, será o Cine-Debate Direitos Humanos, no auditório do campus com a presença do cineasta Silvio Tendler. Para finalizar, às 19h, palestra no auditório sobre o Desmonte da Rede Federal e Ataques a Educação dos Trabalhadores. No mesmo dia, 24, está sendo convocada uma grande mobilização com profissionais da educação na Cinelândia à partir das 17h. Já no dia 26 de outubro, haverá atividade em Volta Redonda.

É importante lembrar que desde 2015 que o IFRJ passa por um forte boicote em seu orçamento, começou à partir da Reforma do Ensino Médio proposta pelo Michel Temer e aprovada sem qualquer consulta popular. Apareça nas aulas públicas promovida por estudantes e servidores para debater sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É hora de mobilizar e lutar!

Comment here