A Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo do SINASEFE, nosso Sindicato Nacional, emitiu uma nota de esclarecimento e repúdio neste final de semana para desmentir informações propagadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a respeito do acordo de reestruturação da carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). O MGI utilizou canais institucionais, neste caso a plataforma Fala.BR, para disseminar a narrativa de que as entidades sindicais, incluindo o SINASEFE, tinham ciência ou concordaram com a exclusão dos cargos de médico e médico veterinário do reajuste geral do PCCTAE.
Entretanto, o SINASEFE, em todas as instâncias de negociação, como foi possível ver através das próprias notícias da entidade, sempre defendeu a valorização e a isonomia para todos os cargos que compõem o PCCTAE, sem nenhuma exceção. A decisão de aplicar um reajuste inferior e diferenciado aos médicos e médicos veterinários foi um ato unilateral e exclusivo do Governo Federal, e não fruto de qualquer pacto com o SINASEFE, explica a nota.
O SINASEFE declara que a insistência do MGI em afirmar que os sindicatos “tinham ciência da não previsão da reestruturação” para esses cargos é uma tentativa clara de transferir a responsabilidade de sua própria decisão política e de criar divisões dentro da categoria. Trata-se de uma verdadeira fake news institucional, segundo o Sindicato Nacional.
O SINASEFE então está exigindo uma retratação imediata e pública por parte do MGI através de um ofício, comunicando oficialmente que o Sindicato Nacional não concordou, em momento algum, com qualquer tipo de tratamento diferenciado para médicos e médicos veterinários ou qualquer outro cargo do PCCTAE.
O SINASEFE reafirmou seu compromisso com a defesa de toda a categoria dos Técnico-Administrativos em Educação e que não tolerará manobras que busquem enfraquecer nossa luta e macular a reputação de nossas entidades representativas.
Nós, do SINTIFRJ, seção filial do SINASEFE, nos unimos ao Sindicato Nacional nesta defesa! Pela valorização de TODOS os TAEs e contra toda manobra de descarte de categorias.
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.