Notícias

Assembleia Geral Presencial do SINTIFRJ deliberou condutas fundamentais para a atual luta dos trabalhadores do IFRJ

O SINTIFRJ se reuniu mais uma vez nesta última quinta-feira, 9 de março, para mais uma assembleia geral presencial. A reunião ocorreu em torno das 13h40 até às 18h, no Auditório do Sinaerj, no Edifício Municipal, Centro do Rio de Janeiro. 

Entre as principais pautas da assembleia estavam a campanha salarial, o Teletrabalho, a escolha das representações para o GT Carreiras, as condições de Trabalho das(os) servidoras(es) do IFRJ, a definição de datas e metodologia do 1º encontro estatutário do SINTIFRJ, a defesa das férias escolares em período regular e a mobilização para a revogação da reforma do Ensino Médio. Assuntos fundamentais que interferem diretamente na vida dos trabalhadores(as) do IFRJ.

Em seu decorrer, a assembleia deliberou como encaminhamento as seguintes condutas a respeito dos seguintes pontos:

Campanha Salarial: foi acertado que é necessário que haja uma mobilização intensa na campanha salarial de 2023, pois se não houver ordem e pressão de um grupo organizado, concreto e democrático, outras entidades, que não necessariamente representam democraticamente os servidores, mas estão próximas do governo, podem tomar a frente e fechar com o governo propostas que não contemplem a categoria. Também ficou definido que a base deve investir mais na campanha salarial de 2024, uma vez que, o orçamento para os servidores públicos esse ano ainda vem do governo Bolsonaro e ano que vem virá do governo Lula, sendo este mais atencioso às demandas da categoria. Além disso, foi enfatizado pela Direção do Sindicato, a necessidade de se discutir as perdas salariais para o próximo ano, que desde 2010 passam dos 118%, e também de se mobilizar para revogar várias portarias e atos infralegais do governo Bolsonaro que ainda não caíram.

Sobre o GT Carreiras: ficou definido que, como publicado em nosso site anteriormente, o Grupo de Trabalho terá 12 membros: 2 representantes serão convidados da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS), 2 da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), 4 representantes da base sindicalizada TAE e 4 docentes do SINTIFRJ. Alguns nomes já foram definidos em assembleia, faltando assim 4 vagas que foram divulgadas nas nossas redes (1 TAE e 3 docentes). Assim que a composição do GT Carreira for finalizada, a Direção fará uma reunião on-line com o GT dando início aos trabalhos e numa segunda etapa do processo, um encontro presencial, previsto para o dia 15 de abril, data decidida pela assembleia. Neste dia, o GT em conjunto com toda a base, fará a construção do posicionamento do SINTIFRJ em relação a carreira TAE e docente. Também ficou acordado que o coordenador-geral do SINTIFRJ, atual membro da Comissão Nacional Docente do SINASEFE, fará uma construção para que o GT Carreiras do SINASEFE ocorra em data posterior ao encontro do SINTIFRJ. 

1º encontro estatutário do SINTIFRJ: ficou definido que o 1º encontro estatutário do SINTIFRJ será no dia 1 de abril. Antes disso, como foi deliberado anteriormente, em outras assembleias, para aqueles que tiverem ideias de alteração do estatuto, é necessário que as teses sejam enviadas até o dia 21 de março, nova data estabelecida nesta última assembleia. As teses serão divulgadas no dia 27 de março, data que também foi definida nesta assembleia. 

Teletrabalho: ficou encaminhado de realizarmos uma assembleia on-line do SINTIFRJ para discutirmos exclusivamente o teletrabalho ainda nesta semana (entre 14 e 17/03). Também foi incentivado por alguns participantes uma ocupação no CONSUP para pressionar a reitoria sobre esta pauta, uma vez que, a mesma tem atrasado o processo. Durante a discussão do teletrabalho, houve uma recapitulação por parte dos sindicalizados presentes. Houveram muitas falas e opiniões dos participantes a respeito. Foi sugerido uma pesquisa de opinião sobre o teletrabalho para os trabalhadores do IFRJ.

Condições de Trabalho: depois de ressaltados diversos problemas nas condições de trabalho dos trabalhadores(as) do IFRJ, como falta de refrigeração em setores da administração, falta de estrutura no geral, cobranças irregulares de horas, constatou-se que é necessário verificar se a reitoria reconhece todos esses problemas, tal como é necessário, novamente, pressionar, mobilizar e ocupar se necessário o CONSUP.

Férias escolares: foi deliberado que a nossa base irá oficiar a reitoria para que as férias escolares ocorram dentro do período regular, uma vez que, quando ocorrem fora, as servidoras(es), em especial os que são mães e pais são intensamente prejudicados, pois não coincidem as férias com os filhos. Também foi deliberado que haverá uma ação para pressionar a reitoria e que a base esteja presente para cobrar que as férias sejam regulares e que haja um calendário decente para os trabalhadores independentemente da conjuntura.

Revogação do Novo Ensino Médio: o SINTIFRJ deliberou na assembleia de ontem que haverá uma comissão da base para o acompanhamento da revogação do “Novo Ensino Médio”, uma vez que, a proposta é algo totalmente destrutivo para a educação, pois tira a obrigatoriedade de matérias essenciais para o aprendizado dos alunos e cria a falsa ideia de protagonismo, além de precarizar o ensino com conteúdos superficiais e mercadológicos.

Foi muita luta para uma assembleia só! O SINTIFRJ não pode parar! Só a luta muda a vida!

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023