Notícias

5 anos sem Marielle

Hoje faz cinco anos que Marielle e Anderson tiveram suas vidas interrompidas de maneira cruel e covarde. Apesar dos assassinos Ronnie Lessa, policial reformado da polícia militar, e o ex-policial Élcio Queiroz estarem presos pelo assassinato de Marielle desde 2019, ainda não se tem resposta de quem seria o mandante do crime. Com o fim do mandato do governo Bolsonaro, e com a abertura de inquérito pela Polícia Federal, renovam-se as esperanças de finalmente encontrarmos respostas definitivas para este crime tão bárbaro. 

Atualmente existem três frentes de investigação. A primeira busca reforçar as provas contra os atuais acusados do crime que serão levadas a julgamento, este que inclusive, deve ocorrer ainda este ano, no primeiro semestre. A segunda frente procura encontrar o mandante do assassinato, com foco em provar que a morte de Marielle e Anderson, tem relação política. A terceira frente da investigação, procura descobrir se a investigação foi atrapalhada e por quem.

Marielle Franco era vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, eleita pelo povo, defendia o direito dos mais pobres e das minorias, sendo elas as mulheres, as pessoas pretas e LGBTQIA+. Sua luta incomodava os poderosos, que se acham detentores do poder e provavelmente por isso teve sua vida interrompida, mas a sua mensagem continua ecoando nas ruas. Seu legado não foi interrompido,  ele resistirá, continuará vivo, cada vez mais forte e alcançando mais pessoas até que se combata eficientemente o racismo, misoginia, lgbtqia+fobia e toda forma de desigualdade e preconceito na qual infelizmente ainda rondam a sociedade nos dias atuais. 

A luta continua! Marielle presente!

Sintifrj na luta!