Notícias

O trabalho intelectual do professor de história

Leia no pdf abaixo artigo intitulado de ‘Trabalho Intelectual do professor de história e a construção da educação democrática’.

Nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar. (Bertolt Brecht)

O historiador como intelectual público foi o tema de uma das mesas do 20 Simpósio Internacional de História Pública, sendo este texto uma atualização daquela apresentação. Partimos da ideia de que o docente desenvolve atividade intelectual, não somente pela operação cognitiva inerente ao processo de ensino-aprendizagem, mas também por sua atuação sobre a realidade. Destacamos o papel dos professores da área de História, reconhecendo, nessa especificidade, práticas da história pública tanto pela dinâmica estabelecida em sala de aula como pela dimensão pública de sua atuação intelectual.

Problematizamos como propostas correntes para a política educacional impactam estruturalmente o sistema de ensino e a própria concepção de educação. Concentramos a análise na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do projeto de cerceamento da liberdade intelectual presente no movimento Escola sem Partido (ESP), analisado no trabalho intelectual do professor. Leia artigo completo no pdf abaixo:

penna-e-ferreira-histc3b3ria-pc3bablica-e-a-construc3a7c3a3o-da-educac3a7c3a3o-democrc3a1tica

Comment here