Notícias

Reforma Administrativa defende “entrevistas individuais” para admissão de servidoras(es), uma porta aberta para barganha e influência política!

O “novo” texto da proposta da reforma administrativa, de acordo com as premissas já apresentadas pelo Grupo de Trabalho sobre o assunto, tem a pretensão de possibilitar a entrada no serviço público por seleção simplificada, através de entrevistas individuais, dinâmicas etc. Essa proposta pode comprometer a qualidade dos serviços prestados à população e abrir portas para a influência política e a barganha de favores.

A iniciativa é um ataque aos fundamentos da administração pública, como a eficiência, a impessoalidade, a moralidade e a isonomia, bem como aos seus pilares, como a transparência e a igualdade de oportunidades. Além disso, abre espaço para a subjetividade e para a indicação política, resultando em um serviço público menos técnico, mais vulnerável a interesses particulares e menos comprometido com os interesses da sociedade. Além dessa proposta, o mesmo eixo ressalta várias sugestões de vínculos temporários, visando instaurar a instabilidade e aprofundar ainda mais a precarização no serviço público.

O SINASEFE, nosso Sindicato Nacional, ressalta em sua matéria que “este tipo de proposta deixa claro que o plano de parlamentares que articulam nos bastidores a Reforma Administrativa nunca foi ‘acabar com privilégios’. Pelo contrário, defender a entrada de servidores(as) sem que passem por concurso público é uma nítida tentativa de privilegiar aqueles que já vislumbram projetos clientelistas de distribuição de empregos”.

Essa reforma é destrutiva em todos os sentidos! Por isso, o SINASEFE está frequentemente realizando mobilizações em Brasília, como panfletagens, atos públicos, entre outros. Entretanto, se o Brasil todo não se mobilizar para intimidar este Congresso bolsonarista e neoliberal, a reforma vai passar e seremos derrotados. Por isso, é importante nos mobilizarmos, participarmos de manifestações, cobrarmos os(as) parlamentares nas redes sociais, conscientizarmos nossos colegas e erguemos um grande levante contra essa reforma que é um retrocesso e um ataque aos direitos do povo brasileiro que precisam dos serviços públicos e a todos e todas nós, servidores(as) públicos! Vamos juntos e juntas!

 

SINTIFRJ na luta!

 

Direção Executiva – Biênio 2025-2027.