Hoje, 25 de março, é dia de celebrar a Constituição! A atual Constituição, de 1988, é considerada a mais democrática que o Brasil já teve, pois foi criada com participação popular e busca proteger todos os grupos sociais. A data remete a primeira Carta Magna do Brasil, de 25 de março de 1824.
Coincidentemente, Jair Bolsonaro e seus comparsas começaram a ser julgados hoje pela tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro. Data simbólica para garantir que nenhuma outra forma de abolição do processo democrático ocorra em território nacional. A 1ª Turma do STF que dirigirá o julgamento. O fato é quase uma obra do destino porque esse dia coincide com essa data de defesa dos valores democráticos da Constituição de 1988. A nossa Constituição Federal protege a democracia, os artigos 1°, 2°, 5°, entre outros, são alguns dos principais que dão base a essa proteção.
Essa é uma das lutas mais atuais e importantes que temos no momento, a luta contra a anistia desses criminosos golpistas que tentaram roubar o poder no dia 8 de janeiro de 2023. E esse julgamento é especialmente simbólico, pois se não formos duros contra quem atentou contra a própria Democracia, como poderemos garantir os fundamentos da Constituição?
Existe um movimento que a todo custo quer apagar a culpa desses bandidos e empurrar pela garganta do Brasil um projeto de anistia no Congresso para livrar esses criminosos da responsabilização por seus atos, mas nós não deixaremos isso acontecer! Temos que protestar, pressionar parlamentares com manifestações, mobilização digital e gritar muitas vezes “sem anistia” para proteger nossa Constituição e nossa democracia dessa corja que quer alterar tudo conforme os seus interesses golpistas e neoliberais.
Neste dia 25 mobilize-se, da maneira que puder, pedindo justiça e proteção a democracia do nosso país. SEM ANISTIA PARA BOLSONARO E PARA OS DEMAIS GOLPISTAS! Quem atenta contra a Democracia, atenta contra o Brasil e não pode sair impune.
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023 – 2025