O SINTIFRJ marcou presença no ato unificado da educação “Lutar não é crime! Greve é direito e o grêmio é livre!” que ocorreu no dia 28 de março, nesta última sexta-feira. Os manifestantes percorreram o trajeto da Candelária à Cinelândia. O ato foi organizado pelo Fórum dos Segmentos da Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) e reuniu estudantes, profissionais e apoiadores da educação. A pauta central do protesto foi, como expressado no título, a luta contra a criminalização da greve e por mais liberdade aos grêmios. Além disso, também foi enfatizada a necessidade dos investimentos nas verbas da educação por parte do governo e para que o mesmo pare de beneficiar o centrão.
O ato também homenageou o estudante Edson Luís, assassinado pela ditadura militar em 28 de março de 1968, por estar com outros estudantes em um restaurante estudantil planejando uma passeata para pedir melhorias no local. Os manifestantes lembraram que esse mesmo extremismo culminou na tentativa de golpe militar em 8 de janeiro de 2023 e segue fazendo ataques à democracia. A lembrança da morte do estudante engajou a palavra de ordem “sem anistia” para todos os golpistas ainda soltos.
Além dessas pautas, também foram reivindicadas: a luta pelo respeito e valorização dos profissionais da educação, a luta pelo passe livre estudantil, a luta contra as escolas cívico-militares, contra o adoecimento da juventude, pela valorização do salário docente e unificação do Piso Salarial Nacional do Magistério, pela carreira docente única em todas as Instituições de Ensino Superior, pelo cumprimento do PNE, contra a perseguição política, entre outros temas relacionados.
É preciso lotar novamente as ruas, a extrema-direita não pode voltar ao poder, e retomar seu projeto de destruição da educação e dos direitos sociais. O SINTIFRJ segue participando ativamente de mobilizações municipais, estaduais e nacionais, lutando por uma educação pública de qualidade e mais igualitária! A nossa união faz a força!
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.