Notícias

Ato unificado pela educação pública

Ontem, dia 11 de junho, o SINTIFRJ e sua base estiveram juntos(as) novamente para mais um dia de luta pela educação pública. A mobilização começou com a concentração na Candelária no centro do Rio de Janeiro, às 15h, e caminhou em direção à Cinelândia. Além do SINTIFRJ, estiveram presentes outras entidades sindicais e diversos estudantes com cartazes, bandeiras e palavras de ordem. Após mais de 2 meses, a greve teve mais uma vitória importante, por conta da pressão e da unidade dos(as) servidores(as) de todo o Brasil. O governo liberou, no dia 11 de junho, mais de 5,5 bilhões para serem investidos na educação federal, uma das pautas da greve reivindicadas pelos servidores. 

Apesar do maior investimento nas universidades e institutos federais terem sido conquistados, ainda é preciso lutar pela valorização dos(as) trabalhadores(as) da educação, que estão com os seus salários extremamente defasados. Não podemos aceitar 0% de recomposição em 2024, enquanto outras categorias receberam aumento ainda este ano. Somente através da educação teremos uma sociedade mais justa e igualitária, por isso, valorizar os(as) servidores é dar as condições para que eles e elas continuem a exercer este papel tão importante. 

Presidente Lula, em vez de tentar jogar a população contra as entidades sindicais, das quais o senhor já fez parte e aparenta ter se esquecido, valorize os(as) trabalhadores(as) da educação federal e os (as) estudantes, a fim de honrar a base que o elegeu e que seguirá combatendo o fascismo nas redes e nas ruas! 

Educação não é mercadoria, é investimento. 

SINTIFRJ na luta pela educação pública de qualidade.