Notícias

SINTIFRJ defende o fim dos manicômios e a valorização do tratamento humanizado

Nesta última quarta-feira, dia 18 de maio, ocorreram em diversos lugares do país manifestações em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que defende o fim dos manicômios e a valorização do tratamento humanizado para as pessoas com doenças mentais. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, entre outros, registraram atividades. Aqui no Rio, houve ato na Cinelândia, centro da capital, e em algumas cidades, como Volta Redonda.

Ao longo dos séculos e até fins do século 20, brasileiros que tinham transtornos mentais eram mandados para manicômios. Lá, eram encarcerados, sofriam intensa violência, com lobotomias, agressões, medicamentos excessivos e camisas de força. Os pacientes corriam risco de vida e perdiam laços familiares. Nise da Silveira, pioneira na luta antimanicomial, presenciou essa época e lutou contra essas práticas de controle. Ela defendia e colocava em prática a terapia ocupacional, método de tratamento humanizado.

Depois de muita luta de trabalhadoras(es), em especial da saúde, como Nise, de movimentos sociais, entre outros, em 6 de abril de 2001, foi sancionada a Lei da Reforma Psiquiátrica. Esta permite e incentiva o fechamento gradual de manicômios, extingue a internação compulsória e privilegia programas multidisciplinares, que visam inclusão na sociedade. Foi essa lei que proporcionou a criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dos Centros de Assistência Psicossocial (CAPS), dispositivos do SUS que visam o cuidado integral à saúde mental. Uma vitória para a luta antimanicomial!

Mas, essa vitória está sendo ameaçada hoje. Não basta, para o governo Bolsonaro, fazer o desmonte da educação, dos direitos trabalhistas, ele também precisa desmontar a luta antimanicomial. Em março deste ano, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 596, que revogou o Programa de Desinstitucionalização e promoveu o corte de recursos da RAPS. Uma semana depois, o Ministério da Cidadania publicou um edital que destina R$ 10 milhões a hospitais psiquiátricos particulares. É por isso que todo dia temos que lutar pelo Fora Bolsonaro!

O SINTIFRJ se soma a essa luta e a fortalece, em prol do tratamento humanizado e contra o desgoverno! 

Direção Executiva – Biênio 2021-2023