Notícias

SITNTIFRJ presente no Ato Unificado da Educação Federal no CCS-Fundão, UFRJ

Hoje, dia 5 de junho, aconteceu o Ato Unificado da Educação Federal no CCS- Fundão, convocado pelo Fórum Unificado dos Comandos de Greve do Rio de Janeiro. A concentração começou pela manhã, por volta das 9h30 com a presença do SINTIFRJ e de outras entidades sindicais, bases do Sinasefe, Fasubra e Andes. Durante a concentração, foram realizadas diversas falas, enfatizando a culpa do governo pelo arrastar da greve, devido à falta de comprometimento com a educação pública, a tentativa de golpe assinando um acordo com o PROIFES (sindicato que não representa a categoria) e a falta de um diálogo bilateral durante as mesas de negociação. Algumas das falas destacaram também o projeto neoliberal de privatização da educação pública que está acontecendo, como exemplifica o Paraná, que está entregando a gestão administrativa das escolas públicas para empresas privadas. 

Após a concentração, os(as) servidores(as) e os(as) estudantes se deslocaram até uma das vias da linha vermelha, onde pararam o trânsito para levantar suas bandeiras e faixas, gritando palavras de ordem, defendendo a educação pública e os direitos dos(as) trabalhadores(as) e estudantes. Também se exigiu que Lula assuma as negociações com a Educação Federal.

A educação pública está em risco, a greve é árdua mas é necessária, somente em unidade teremos nossos direitos garantidos e uma educação de qualidade para todas e todos. Precisamos ocupar as ruas cada vez mais e mostrar que Educação não é Mercadoria!

Lula Negocia Já!