Nota de repúdio contra racismo no IFRJ Campus Arraial do Cabo

No último dia 21/09, vazou um vídeo de uma aluna do IFRJ campus Arraial do Cabo onde a mesma se manifestou de forma extremamente racista e desrespeitosa em relação às pessoas negras.

Na manhã do dia 22/09, discentes do campus Arraial do Cabo, dirigidos pelo Grêmio Estudantil Nilda Cunha, fizeram uma manifestação pacífica e uma paralisação das aulas exigindo medidas disciplinares contra a estudante, além de promoverem o debate sobre o racismo.

O SINTIFRJ foi procurado e a coordenação-geral esteve acompanhando o caso durante todo o dia de ontem, tanto junto à Direção do campus, sugerindo medidas disciplinares e pedagógicas, quanto junto aos estudantes, através de intervenção no ato que ocorreu no campus.

Como sindicato antirracista, repudiamos toda e qualquer manifestação que possa promover o racismo. O sindicato organizará, participará e apoiará ações antirracistas nos próximos dias no campus Arraial do Cabo, juntamente com servidoras(es), a coordenação pedagógica e o NEABI local, que sempre promoveu debates de conscientização, de denúncia do racismo e de educação das relações étnico-raciais. É nossa tarefa coletiva, enquanto educadoras e educadores, combater o racismo todos os dias!

SINTIFRJ na luta antirracista!

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023