Notícias

SINTIFRJ PRESENTE NO ATO CONTRA A ANISTIA DOS GOLPISTAS E CONTRA A PEC DA BLINDAGEM!

O SINTIFRJ esteve presente no ato contra a anistia dos golpistas e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da “blindagem”, realizado na Praia de Copacabana que, em seu ápice, reuniu 41,8 mil pessoas. Foi um ato de massa e de luta que uniu sindicatos, partidos de esquerda, entidades do movimento estudantil e diversos movimentos sociais em defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro. Teve ainda a participação de artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Gadú e Djavan, entre outros, que somaram suas vozes e sua arte a esse momento de resistência coletiva.

Este ato foi uma recusa popular direta e clara à tentativa da extrema-direita de dominar e aparelhar o Congresso aos seus interesses através de PECs e projetos de lei que tentam proteger golpistas e criminosos, como Bolsonaro, atacando assim a democracia. A chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara e agora em análise no Senado, é uma grande ameaça, que funciona como uma autorização para que parlamentares e autoridades cometam crimes sem a devida responsabilização ou punição. Junto a ela, há o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que prevê anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e pela manutenção da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, recentemente reconhecido pelo STF como líder de uma organização criminosa armada que tentou impedir a transferência democrática de governo após as eleições de 2022. 

O ex-presidente golpista e genocida foi condenado por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio público tombado. Ao classificá-lo como chefe dessa organização, o STF destacou seu papel central na coordenação de estratégias que buscavam desacreditar o sistema eleitoral, insuflar atos violentos e garantir impunidade para si e seus comparsa, Diante da publicização de tudo isso, eles agora se articulam para a continuidade do golpe em âmbito parlamentar – e o povo mostrou que não vai deixar isso acontecer! 

É importante lembrar: o mesmo Congresso que aprovou a PEC da Blindagem é o que também pretende votar a Reforma Administrativa, uma reforma que, se aprovada, destruirá os serviços públicos brasileiros e abrirá caminho para a privatização e o sucateamento de direitos básicos. Ou seja, a pauta é única: blindar os criminosos e retirar direitos do povo.

A forte participação das pessoas nesse ato mostra que o povo não quer impunidade e sim justiça! Que Bolsonaro seja preso, porque ele é um criminoso, e que todos os criminosos sejam julgados e condenados também! O exemplo dado nas ruas de Copacabana deixa claro: quando nos mobilizamos, vamos às ruas e participamos ativamente dos processos históricos, impomos limites aos inimigos do povo e mostramos que não aceitaremos retrocessos! 

Por isso, temos que estar nas ruas, por isso, nós do SINTIFRJ, lutamos ontem e lutaremos todas as vezes que forem necessárias!

SINTIFRJ na luta! Só a luta muda a vida!

 

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2025-2027