No dia 23 de setembro, às 11h, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRJ Campus Arraial do Cabo promoverá uma formação sobre Identidade Racial no Brasil com o tema “As disputas em torno do termo pardo”. A atividade será online e é necessário se inscrever. Você pode se inscrever acessando o link abaixo e preenchendo o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU5iC6mNf-oOKYkR-EoPsxLlvFoA_OSe7ZzaK9j3xpzLt2Mg/viewform
A formação trabalhará justamente as questões, atualmente em amplo debate, sobre o termo e condição “pardo”. O texto “Identidade, identificações e classificações raciais no Brasil: O pardo e as ações afirmativas” de Eliane Silva e Lia Vainer Schuman será usado como base da discussão pela organização. Como texto de apoio, a organização usará o “Ser pardo: o limbo identitário racial brasileiro” de Lauro Gomes.
A atividade organizada pelo NEABI de Arraial do Cabo dialoga com um ponto que surgiu em nossa última assembleia geral virtual do SINTIFRJ, quando debatemos a participação da base no 3º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ). Por isso, reforçamos a importância de que todas e todos se apropriem desse debate sobre as relações étnico-raciais no Brasil, tema fundamental tanto para o movimento sindical quanto para a educação pública, pois atravessa nossas práticas, nossas lutas e a construção de uma sociedade mais justa.
Por isso, fazemos um chamado para que todas e todos participem ativamente. Inscreva-se e venha somar!
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2025-2027