Notícias

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO JORNAL A VERDADE QUE FOI BANIDO PELA META NO INSTAGRAM

O Jornal A Verdade, que  tem em sua linha editorial a defesa e os interesses da classe trabalhadora e do povo explorado, teve sua página banida no Instagram pela Meta. A empresa que rege o Instagram, Facebook e outras redes sociais, tirou a página do jornal com mais de 94 mil seguidores do ar , com uma justificativa rasa de que a mesma “viola as políticas” da plataforma. A retirada ocorreu no último dia 5 de junho. O Instagram afirma que a conta do jornal pode estar associada a outra que não seguiu suas regras, o que viola os padrões da comunidade. Segundo integrantes do jornal, a única opção para esclarecimento ou questionamento apresentada era clicar no botão “Fazer uma apelação”, sem que houvesse qualquer campo de preenchimento para uma argumentação, por exemplo.

Na manhã do dia 6 de junho, a conta do jornal recebeu uma segunda notificação, desta vez, terminativa, informando que a conta estava desabilitada (banida) e que ninguém poderia ver nem encontrar a conta, nem a mesma poderia ser usada. “Todas as suas informações serão excluídas permanentemente. Você não pode solicitar outra análise desta decisão” afirmou a mensagem. Um completo absurdo! Não houve qualquer processo de diálogo ou comunicação prévia por parte do Grupo Meta. Para o corpo diretor do jornal A Verdade, esta ação se insere no contexto da “guerra de informação”, em que um setor cada vez mais restrito de grandes corporações e Estados controla o fluxo de dados e notícias jornalistas que circula no mundo, impedindo, objetivamente, a efetivação do princípio democrático da liberdade de expressão e de imprensa.

A conta de A Verdade no Instagram realizava coberturas especiais em audiovisual sobre graves problemas sociais enfrentados pelo povo brasileiro, como remoções violentas de comunidades e outras denúncias de abuso por parte das forças de segurança pública no quotidiano das grandes cidades brasileiras. A leitura do SINTIFRJ é que o fato representa puramente um ato fascista de perseguição política. Desejamos toda força e prestamos toda solidariedade à equipe do jornal A Verdade e repudiamos esta ação da Meta!

SINTIFRJ na luta pela liberdade de expressão!

Direção Executiva – Biênio 2025-2027.