Notícias

Dia do Estudante reúne jovens nas ruas contra Bolsonaro

O 11 de agosto, Dia do Estudante, levou jovens às ruas em manifestações em todo o país contra o governo Bolsonaro e em defesa da educação. De acordo com a Rede Brasil Atual, ao menos 49 cidades de 26 estados, e o Distrito Federal, registraram manifestações pela Educação e contra ameaças de golpe à democracia.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) comemorou 85 anos neste dia 11. Um dos integrantes da entidade, presente no ato do Rio de Janeiro, lembrou o quanto o movimento estudantil foi fundamental para a derrubada da ditadura militar e como essa união é necessária para impedir ameaças de golpes.

O dia também foi marcado pela leitura pública da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito em várias universidades importantes, como USP, UERJ, entre outras. A Carta conta historicamente com a assinatura de mais de 997 mil pessoas.

No Rio de Janeiro, o ato do “Dia do Estudante – Em defesa da Educação e contra o Golpe Fascista”, organizado pela FENET, AERJ, além de outras entidades do movimento estudantil, começou na Candelária, às 16h, e seguiu em passeata pelas ruas do centro.

Além da FENET, estavam presentes integrantes de diversos Centros Acadêmicos, como o DCE Mário Prata da UFRJ, o DCE Lúcia Maria de Souza da Unirio, o DCE Raul Amaro da PUC-RJ, DCE da UERJ, entre outras organizações.

Em cima da carreta de som, estudantes discursaram denunciando os cortes na Educação, o perigo do fechamento de universidades por não conseguirem pagar contas básicas de energia, água e manutenção com o contingenciamento na área, o projeto neoliberal de Bolsonaro, o privilégio do orçamento secreto e suas emendas milionárias pelo governo, as quase 700 mil mortes pela covid, a falta de assistência a estudantes, entre outros problemas.

Saindo da Candelária, os estudantes caminharam até a Cinelândia. Mesmo debaixo de chuva não cessavam de gritar “Fora, Bolsonaro” e cantar, ao som de tambores, jingles em defesa da educação.

Que nossos estudantes continuem nas ruas, lutando pela educação pública e de qualidade, sempre! Só ela liberta, melhora a vida dos mais pobres e faz o país progredir. Fora, Bolsonaro e seu governo que só destrói a Educação!

SINTIFRJ na luta pela Educação!