Notícias

Dia dos professores marcado pelo Ato da Educação Pública Federal e Estadual do Rio de Janeiro! SINTIFRJ estava presente!

O dia 15 de outubro, além de ser dia das professoras e professores, foi um dia de luta pela educação! Foi realizado pelo Fórum dos Segmentos da Educação Pública do Rio de Janeiro  mais um ato unificado pela Educação. A concentração foi às 15h, no Buraco do Lume, e, após algumas falas, a multidão fez uma caminhada até a Cinelândia. 

Durante o ato, que reuniu entidades sindicais de universidades, institutos colégios e coletivos estudantis, foram feitas falas sobre a urgência do cumprimento dos acordos da Greve dos servidores(as) da educação federal de 2024, contra a criminalização da ocupação da UERJ, sobre a necessidade de lutar por mais investimento na educação, pela recomposição orçamentária e a valorização salarial do serviço público, entre outros pontos. 

Durante a passeata, a coordenadora geral do SINTIFRJ Roberta Cassiano fez uma fala celebrando o dia dos(as) trabalhadores(as) da educação, mas também exigindo respeito a eles e elas. Saudou os que participaram da Greve dos Servidores Federais da Educação de 2024 que tiveram que enfrentar a postura negligente do governo durante a negociação e que agora enfrentam a enrolação para o cumprimento dos acordos. “A greve acabou mas a nossa luta continua, a nossa luta é um processo” disse a coordenadora em sua fala. Ela terminou dizendo de forma marcante que o “trabalhador na rua é o que assusta a extrema direita!” ao contrário do que alguns alegavam durante a greve ao defenderem uma postura submissa dos sindicatos em relação ao Governo Federal. Confira a fala completa da coordenadora em vídeo nas nossas redes.

O SINTIFRJ permanece marcando presença nas ruas e mobilizações nacionais e estaduais em busca de uma educação melhor para todo nosso país. Una-se conosco nos próximos episódios dessa série! Quanto mais trabalhadores e trabalhadoras nas ruas mais pressão para que a nossa realidade possa mudar!

 

SINTIFRJ na luta!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.