DestaquesLutas

Dia Nacional de Greve: ato por reposição salarial leva servidores às ruas

Nesta quarta-feira, 16/03, servidores da Educação federal, convocados pelo FONASEFE, o FONACATE e as seções sindicais associadas ao SINASEFE, como o SINTIFRJ, estão indo às ruas em diversas cidades do país em atos pelo cumprimento do reajuste de 19,99% devido a perdas inflacionárias desde 2019, reivindicado ao governo e protocolado no Ministério da Economia no início do ano. Há categorias da Educação que estão sem reajuste há seis anos.

Em Brasília, Distrito Federal, o ato que marcou o Dia Nacional de Greve aconteceu pela manhã, com concentração no Espaço do Servidor na Esplanada dos Ministérios e passeata até o Ministério da Economia em seguida. A DIREX do SINTIFRJ esteve presente, representada pelo Coordenador Fernando de Oliveira. 

Na manifestação em Brasília, com faixas, cartazes, bandeiras e muita disposição, os servidores de todo o país dão o recado e afirmam que não vão desistir de lutar até que a justiça seja feita: “não estamos aqui dizendo que queremos privilégio, não estamos aqui dizendo que queremos aumento salarial, estamos aqui pra afirmar que é um dever jurídico, um dever legal de reivindicar a nossa perda salarial, principalmente nesse desgoverno que acaba com o serviço público e com o servidor público” – como enfatizou um servidor do RS ao microfone ainda na concentração. Os trabalhadores lembram que a decisão de não reajustar as carreiras da Educação é meramente política, já que o governo teve recorde de arrecadação no ano passado.

Os servidores protestam também contra a péssima condução da política econômica, com a inflação desenfreada e a alta do preço da gasolina impactando a vida das famílias em todo o país, com o consequente aumento de preços de alimentos e serviços, contra o desemprego derivado da desastrosa condução da pandemia e do negacionismo do presidente Bolsonaro em relação ao coronavírus, e afirmaram que não vão mais aceitar ataques ao funcionalismo como a PEC 32/2020 que pretende retirar direitos do funcionalismo. Por isso tudo, bradam pela saída de Bolsonaro do poder: fora Bolsonaro!

No Rio de Janeiro, a manifestação acontece hoje também, na parte da tarde: às 16h, os servidores se encontram no Largo do Paço – Praça XV – Centro, e o SINTIFRJ convida os colegas do IFRJ que tiverem disponibilidade para comparecer e somar na luta! Estaremos presentes e em unidade com todo o funcionalismo federal do país.

Reposição não é aumento, é direito! Reajuste já! Vamos pressionar o governo e, se não houver acordo, é greve por tempo indeterminado a partir do dia 23/03! A hora de lutar é agora! Só a luta muda a vida! Saudações sindicais!

Hoje o SINTIFRJ também esteve presente no ato do Rio de Janeiro pelo reajuste já!