O genocídio na Palestina, promovido por Israel e apoiado pelos Estados Unidos, segue diante dos olhos de todo o mundo. O objetivo de Netanyahu é escalar o conflito até a tomada completa da Palestina. Trata-se de uma política de extermínio que, além de atingir diretamente o povo palestino, alimenta a lógica global de militarização e desigualdade.
Israel transforma a Palestina em um verdadeiro laboratório a céu aberto de militarização da pobreza, estratégia capitalista de manutenção das desigualdades e de controle social. Essa experiência de violência atravessa fronteiras: armas israelenses são usadas contra o povo palestino e também chegam às favelas brasileiras, onde servem para matar a juventude e trabalhadores(as) negros(as), além de serem empregadas em repressões contra manifestações legítimas em defesa dos nossos direitos. Nossa luta contra o massacre na Palestina é, portanto, também uma luta contra as formas de opressão que nos atingem aqui.
É preciso muita mobilização e luta para acabar com essa covardia de uma vez por todas. Por isso, no dia 19 de agosto, vamos fazer a nossa parte: será realizada uma vigília de 24 horas em defesa do povo palestino, em frente ao Consulado dos EUA (Av. Pres. Wilson, 147 – Centro do Rio de Janeiro).
A vigília tem como objetivo pressionar as instituições brasileiras a se posicionarem de forma firme diante deste massacre, que só cresce a cada dia. Segundo autoridades de saúde locais, a guerra já matou mais de 60 mil palestinos desde outubro de 2023. Precisamos exigir que o Brasil rompa relações comerciais e diplomáticas com Israel e se coloque ao lado da justiça, da vida e da dignidade dos povos.
Confira a programação da Vigília:
Dia 19/08
15h – Início da Vigília
16h- Ato Público
17h30 – Apresentação artística: MAJ (@maj.cantora)
18h – Mesa de debate: Quem lucra com o genocídio no Brasil e na Palestina?
20h – Cinedebate
22h – Mesa de debate: A história do povo palestino
Dia 20/08
00h – Ato Ecumênico: Homenagem aos mártires
08h – Panfletagens
10h – Apresentação artística: Escola Popular de Teatro @escoladeteatropopular
11h – Slam da AERJ
12h – Mesa de debate: As guerras e golpes do imperialismo dos EUA no mundo
14h – Assembleia de encerramento
Obs: as refeições serão servidas entre as atividades (jantar, café da manhã, almoço)
Para quem quiser contribuir, pode ajudar através do pix: vigiliapeloamanha@gmail.com
Venha somar nesta luta, junte-se à Vigília, e ajude a salvar o povo palestino!