Notícias

Ato 20/08: A luta pela educação é de todos e todas! Unidade contra a militarização da Corregedoria do Estado e contra o Decreto 49217/24!

No dia 20 de agosto, às 14h, será realizado um ato no Palácio Guanabara contra a militarização da Corregedoria da Casa Civil e contra o Decreto 49.217/24. A concentração será no Largo do Machado. A ação está sendo organizada pelo Fórum dos Segmentos da Educação do RJ (FEPERJ).

Devido à militarização da Corregedoria do Estado, vinculada à Casa Civil, muitos educadores do Rio de Janeiro vêm sendo perseguidos nos últimos anos. Essa situação se agravou com o Decreto 49.217/24, que prevê a demissão e a cassação de aposentadoria de servidores de forma unilateral e sem critérios objetivos.

O caso do educador e cartunista João Paulo Cabrera é o mais grave exemplo dessa política de perseguição. Professor da SEEDUC, militante reconhecido nas lutas em defesa da educação pública e autor de charges críticas à privatização e à repressão aos movimentos sociais, Cabrera foi demitido de forma arbitrária pela Controladoria do Estado em 8 de agosto, acompanhado da suspensão de duas professoras. Sua trajetória como educador engajado e artista que expressa a realidade social através da charge torna evidente o caráter de perseguição política de sua punição, que não se sustenta em fundamentos técnicos ou pedagógicos.

Essas medidas reforçam a urgência da luta pela revogação do Decreto 49.217/24 e pela desmilitarização da Corregedoria.

Nesse sentido, o FEPERJ convocou o ato desta quarta-feira, 20 de agosto. O SINTIFRJ convida todas e todos a se somarem a essa luta em defesa da educação! Muitas vezes nossos companheiros e companheiras estiveram ao nosso lado em nossas pautas; agora, cabe a nós retribuir essa solidariedade. Vamos fazer jus à consciência e à unidade de classe!

 

SINTIFRJ na luta!

 

Direção Executiva – Biênio 2025-2027.