No dia 26 de junho fará um ano da assinatura do acordo que encerrou a Greve dos Servidores da Educação Federal de 2024 e, até agora, vários pontos do Acordo de Greve não foram cumpridos, e nem mesmo encaminhados pelo Governo, devido à inércia e intransigência do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). Por esta razão, o SINASEFE, nosso Sindicato Nacional, deliberou uma paralisação nacional para o dia 26 de junho, cuja adesão do SINTIFRJ foi aprovada na nossa última Assembleia no dia 22, a fim de pressionar o Governo Federal a cumprir, de uma vez por todas, o Acordo de Greve em sua íntegra. Somada a essa questão, vem à tona novamente a ameaça da Reforma Administrativa, que tem como objetivo precarizar os serviços públicos, prejudicando a Administração Pública como um todo, o que irá impactar negativamente tanto servidores quanto população, por isso, esse debate é urgente e também uma das pautas da nossa paralisação.
Lembramos que o direito à greve é assegurado pela Constituição Federal (1988), “competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender” (art. 9º), assim, não há outra opção viável diante da ausência de respostas do Governo para o não atendimento dos acordos conquistados na greve e outras demandas da categoria. Nessa conjuntura, iremos cumprir os requisitos formais que regem o movimento paredista, na forma da Lei, e serão mantidos os serviços essenciais e inadiáveis de atendimento à comunidade. Já a reposição do dia paralisado, como de costume, será negociada com a gestão, buscando sempre a melhor alternativa para os trabalhadores.
Vamos juntos! Participe da paralisação e fortaleça a luta pelo cumprimento dos acordos e contra a reforma administrativa!
Confira as pautas da reivindicação: paralisação 26 de junho
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.