Ocorreu na manhã desta última quinta-feira, dia 12 de junho, um ato público às portas do Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF, realizado por entidades da educação federal para exigir o cumprimento dos acordos de greve, de recomposição orçamentária verdadeira e a luta contra a Reforma Administrativa foram destacadas na atividade. Dentre essas entidades estava o SINASEFE, nosso Sindicato Nacional, o ANDES e outros movimentos ligados à educação.
Para as entidades da educação federal, é necessária uma negociação efetiva nos Grupos de Trabalho (GTs) e mesas que ainda estão em curso, além da publicação imediata das normativas a implementar os pontos faltantes do acordos da greve de 2024. Andes-SN e SINASEFE também protocolaram diversos documentos, reafirmando as cobranças já feitas repetidas vezes. Passados 350 dias da assinatura dos acordos da greve de 2024, realizada por milhares de técnico-administrativos em educação (TAEs) e docentes e o governo segue sem cumprir diversos itens previstos, dentre eles até os sem impacto orçamentário.
Além das repetidas cobranças formais, o SINASEFE já se reuniu com o Conif em janeiro deste ano e com o MEC, em abril, fazendo a mesma solicitação, além de pautar o tema durante a reunião da Mesa Permanente de Negociação (MNNP), em fevereiro. O Sindicato Nacional buscou ainda o apoio de diversos parlamentares para reforçar a cobrança. Também foram realizadas manifestações e paralisações nas cinco regiões do país nos dias 11 e 12 de março, cobrando a aprovação urgente do Orçamento e o cumprimento desses acordos, dentre as quais o SINTIFRJ estava presente.
A lentidão do governo em honrar os compromissos assinados, inclusive aqueles sem impacto orçamentário, é completamente inaceitável. Por isso, essa pauta, enquanto não for resolvida, tem que ser lembrada pela nossa categoria frequentemente.
Não deixemos de estar atentos a essa questão e pronto para nos mobilizar sempre!
O SINTIFRJ apoia e se une no que for necessário ao Sindicato Nacional! SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.