Na segunda-feira, 10 de junho, às 12h, no pátio do ICeX da UFF de volta redonda, a professora e tesoureira da Direção Executiva do SINTIFRJ, Camila Cabral, participou da roda de conversa promovida pelo Diretório Acadêmico, com o tema “Uma Universidade para Todas, Todos e Todes e os limites dos dispositivos institucionais no combate ao assédio”.
Durante sua fala, Camila abordou as raízes estruturais do assédio nas universidades, ressaltando como a concentração de poder, especialmente nas mãos de professores homens e brancos, gera silenciamento e impede o enfrentamento efetivo da violência. Ela também reforçou que combater o assédio não se faz apenas com protocolos ou comissões, mas com luta política, democratização das instâncias decisórias, organização coletiva e enfrentamento.
Representando o SINTIFRJ, Camila reafirmou o compromisso do nosso Sindicato com a transformação da universidade e institutos federais em um espaço seguro, democrático e acolhedor para todas e todos, e com o fortalecimento das alianças entre o movimento sindical e estudantil.
SINTIFRJ na luta contra o assédio!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.