O SINTIFRJ solicitou à Reitoria do IFRJ esclarecimentos sobre os descontos indevidos referentes ao auxílio-transporte que aparecem na prévia do contracheque de maio de 2025. O questionamento foi feito por e-mail. Como a situação afeta diversos(as) servidores(as), o SINTIFRJ cobrou que a Reitoria forneça essas informações de forma ampla, à toda a comunidade do IFRJ, e não apenas ao sindicato. A falta de informações oficiais, como as informações sobre estes descontos e também a falta de pronunciamento oficial em relação a aceleração da progressão dos TAEs, por exemplo, tem gerado confusão e transtornos que poderiam ser evitados com uma simples explicação sobre o que está acontecendo.
Em resposta a gestão do IFRJ agradeceu o encaminhamento do SINTIFRJ por trazer à tona questões que impactam diretamente os(as) servidores(as) do IFRJ. Em seguida informaram que foram identificadas inconsistências no processamento automático do auxílio-transporte, realizado pelo SIAPE, através de seu módulo Benefícios. A gestão alega que isso ocorreu em todo o país e, no IFRJ, impactou o cálculo do benefício em alguns contracheques, resultando em valores incorretos, incluindo descontos indevidamente.
“A maioria dos ajustes necessários estão sendo realizados nesta folha de pagamento de maio, porém, caso o valor equivalente a algum desconto não seja creditado a tempo, o mesmo será regularizado na próxima folha de pagamento, com pagamento retroativo, quando devido. As situações de recebimento indevido também serão tratadas com a devida orientação aos servidores(as) impactados” explica o e-mail resposta.
A Reitoria afirmou por fim que está orientando aos servidores(as) que observem seus contracheques e, caso identifiquem alguma inconsistência relacionada ao auxílio-transporte, entrem em contato com a Coordenação de Gestão de Pessoas ou o setor equivalente do seu campus, para registro e análise.
“Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão dos benefícios e a pronta correção de eventuais falhas” finaliza o e-mail.
O SINTIFRJ informa que está atento à questão e pronto para agir se necessário, porém, esperamos a proatividade e bom senso de nossa Reitoria no sentido de evitar que os transtornos apresentados se prolonguem, pois os interesses do trabalhador devem vir, sempre, em primeiro lugar!
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.