Por muito tempo, o SINTIFRJ acolheu os(as) servidores(as) do CEFET, pois ainda não havia estrutura nem pessoal suficiente para viabilizar a criação de um sindicato próprio.
Entretanto, no dia 15 de maio, essa situação mudou: o CEFET agora caminha para ter seu próprio sindicato. A coordenadora de Combate às Opressões do SINTIFRJ, Ana Paula Santos, esteve presente na assembleia que deliberou a criação do SINDICEFET/RJ. Assim, nossos(as) companheiros(as) do CEFET passarão a ter um sindicato próprio e não estarão mais vinculados ao nosso sindicato.
Durante a assembleia, foi feita a leitura do regimento, com apontamentos e esclarecimentos aos presentes. Ressaltou-se a importância da filiação para a conclusão do processo de criação da seção sindical, tendo em vista os custos relacionados à manutenção, à gestão do sindicato e à luta pelos direitos dos(as) trabalhadores(as).
Inicialmente, o SINDICEFET/RJ contará com diretores(as) temporários(as), que foram apresentados(as) durante a assembleia. Futuramente, serão realizadas eleições para a escolha oficial dos(as) novos(as) diretores(as). Confira os nomes da diretoria temporária:
- Coordenador Geral: Rodrigo Veloso Parkutz Costa
- Secretária Geral: Cristiane de Melo Cabral
- 1º Tesoureira: Ana Carolina P. Rezende Francisco
- Secretária de Pessoal (docente, técnico-administrativo e aposentados): Flávia Geane dos Santos
- Secretário de Comunicação: Francisco de Assis Bandeira Alves
- Secretária de Políticas Educacionais e Culturais: Tânia Maria Gomes de Mello
- Secretário Jurídico e de Relações do Trabalho: Ângelo Márcio da Silva
Este foi mais um passo importante na luta sindical, reafirmando que somente com unidade os(as) trabalhadores(as) terão a força necessária para manter e conquistar direitos, além de assegurar condições de trabalho dignas para aqueles e aquelas que movem a educação deste país.
SINTIFRJ na luta, pois só ela muda a vida. Filie-se e venha somar nesta luta que é de todos(as) nós.