Notícias

SINTIFRJ marca presença no Ato Unificado dos Servidores Federais pela aprovação do LOA e cumprimento dos acordos de greve!

Em conjunto com as mobilizações nacionais pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e pelo cumprimento dos acordos pendentes da Greve dos Servidores Públicos Federais da Educação de 2024, o SINTIFRJ marcou presença no Protesto Unificado dos Servidores Federais do Rio de Janeiro para protestar por essas pautas e exigir mais dignidade aos trabalhadores! Nossa seção sindical, na última assembleia, realizada na sexta-feira, dia 7 de março, aderiu à paralisação nacional proposta pelo SINASEFE, dias 11 e 12 de março, em prol da aprovação da LOA e do cumprimento dos acordos de greve. A participação neste ato serviu como uma das atividades da paralisação pois se não houver mobilização, pressão, não conquistaremos nada.

O ato, que ocorreu no dia 11 de março, terça-feira, às 16h, foi organizado pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais do Rio de Janeiro e percorreu o trajeto da Candelária ao Buraco do Lume. Estavam presentes diversas entidades sindicais como o SINTUFRJ, a ASSINES, o ANDES, entre outras. Integrantes da Direção Executiva do SINTIFRJ e servidores e servidoras da luta estiveram presentes, levantando as bandeiras e cartazes do nosso sindicato. Também foi realizada panfletagem, distribuição de adesivos para os manifestantes presentes e para a população que passava.

Durante as falas do ato, muito foi dito sobre como esse momento de aprovação da LOA é decisivo não somente para os ganhos da greve, mas como para a própria manutenção da máquina pública. Alguns manifestantes lembraram do 0% de reajuste dado aos servidores e servidoras da educação em 2024 e da demora da aprovação para o reajuste deste ano. Também foi mencionado diversas vezes, algo que o SINTIFRJ vem abordando constantemente, o perigo iminente do avanço da extrema direita e do centrão neoliberal, que toma de assalto o congresso e chantageia o governo por meio das emendas parlamentares, além das nocivas políticas de arcabouço fiscal que ceifam o orçamento da educação e de outros setores sociais. 

 

O SINTIFRJ convoca todos e todas a estarem em mobilização pelas causas dos trabalhadores e trabalhadoras, porque a luta sempre foi e sempre será o único caminho! 

SINTIFRJ na luta!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.