O SINTIFRJ deseja um feliz Dia Internacional da Mulher a todas que constroem este país e que lutam por um futuro mais justo e igualitário para toda a sociedade!
Hoje é um dia para lembrar a força, a organização e as contribuições das mulheres em todas as áreas da vida social, política e econômica. É fundamental lembrar que a data tem origem na luta das mulheres operárias, especialmente as trabalhadoras russas que protagonizaram greves históricas na defesa de seus direitos. Essa origem operária é um marco fundamental para o sindicalismo e para a atuação das mulheres que hoje constroem nossas entidades e defendem os direitos da classe trabalhadora.
As mulheres estão na linha de frente das grandes lutas contemporâneas: por dignidade, justiça climática, segurança alimentar, contra a violência policial e a militarização, nos movimentos LGBTQIAP+ e na luta sindical. Dados indicam que as mulheres são uma força decisiva contra o avanço do fascismo, com votos majoritariamente contrários a líderes de extrema-direita. No Brasil, têm sido protagonistas na defesa da democracia, desde a resistência contra os ataques a direitos reprodutivos promovidos por Eduardo Cunha, passando pelo #EleNão, até a mobilização contra o PL do Estuprador, que recuou graças à pressão popular liderada por movimentos feministas. Precisamos de mais mulheres na política e de uma educação comprometida com a justiça de gênero, e nisso todos devem se engajar!
As contribuições femininas são fundamentais em todas as áreas: na ciência, na arte, na comunicação, no judiciário e na educação. Nada disso seria possível sem uma educação que desconstrua estereótipos violentos e esteja comprometida com a equidade. É por isso que a luta feminista também é uma luta pela educação pública, gratuita e de qualidade, pois a formação crítica e cidadã está no centro das transformações sociais.
Nesta segunda-feira, dia 10 de março, não deixe de participar do 8M RJ, esse grande ato que une todas as mulheres e também homens que estão dispostos a lutar pela igualdade de gênero. Representantes do SINTIFRJ, dentre elas, as duas coordenadoras gerais, estarão lá. O SINTIFRJ também estará distribuindo folders com a carta de princípios deliberada na Plenária das Mulheres de 2024, que foi organizada pelo nosso sindicato e outros sindicatos da educação do Rio de Janeiro.
Nesta Plenária, que uniu trabalhadoras da educação de toda a cidade, o ponto de defesa principal foi a ideia de que a luta pela educação pública e de qualidade também é uma luta feminista, porque a educação é a principal arma para mudar as consciências e ensinar o respeito. Hoje enfrentamos um contexto de desmonte da educação por conta de políticas neoliberais que podem afetar diretamente a luta feminista pela igualdade de gênero.
Então vamos nesse ato defender o combate a políticas neoliberais que afetam a educação e os demais serviços sociais utilizados pelas mulheres trabalhadoras, chefes de família e todas que impulsionam a sociedade com seu trabalho e resistência.
Junte-se a nós nessa luta que é para que todas tenham seus devidos direitos e valores!
Dia: 10 de março Concentração: Candelária Destino: Cinelândia Horário da concentração: 16h
SINTIFRJ na luta pelas mulheres!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025