Notícias

Assembleia Geral Virtual do SINTIFRJ delibera adesão à paralisação nacional dos dias 11 e 12 de março.

Nesta sexta-feira, dia 7 de março, às 14h, o SINTIFRJ realizou mais uma Assembleia Geral Virtual para votar a adesão à paralisação nacional de 48h aprovada pela plenária do SINASEFE, nosso Sindicato Nacional dos servidores(as) da educação. No final da assembleia a adesão foi aprovada por ampla maioria. A paralisação se dará nos dias 11 e 12 de março, na próxima terça e quarta-feira. O objetivo da paralisação é fazer pressão pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e pelo cumprimento dos acordos de greve. 

 

Durante a abertura desta pauta, a coordenadora geral Daniela Zanotti, que conduziu a assembleia, e o coordenador de comunicação, Daniel Haack, falaram sobre a chantagem que parlamentares da oposição estão fazendo para segurar a aprovação da LOA e conseguirem garantir orçamento para suas emendas e sobre a importância da categoria se mobilizar para garantir que os termos de acordo com impacto orçamentário sejam cumpridos e garantidos na LOA. Além disso, foi reforçado que a mobilização é para cobrar também os termos de acordo que não tem impacto orçamentário mas que estão atrasados.

Os coordenadores também enfatizaram que no dia 11 de março, terça-feira, primeiro dia da paralisação, haverá um ato realizado pelo Fórum dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro com a mesma pauta da paralisação do SINASEFE e convidaram a todos e todas a estarem presentes na mobilização. Como divulgado pelo SINTIFRJ, a concentração do ato será na Candelária, às 16h, e seguirá mais tarde pelo Buraco do Lume. Haverá uma panfletagem unificada. 

Importância da mobilização no ano de 2025

A coordenadora geral Daniela Zanotti afirmou durante a assembleia que neste ano é muito importante estarmos em constante mobilização e reservarmos um tempo para a luta coletiva, seja pelas pautas atuais, seja pelo combate à extrema direita, a qual vem crescendo no mundo todo, em especial nos Estados Unidos, com o retorno de Trump. “As eleições de 2026 são logo ali, o tempo passa num piscar de olhos, então temos que nos manter mobilizados” afirma a coordenadora.

Informes gerais 

Como em todas as assembleias foi aberto um momento para informes gerais da direção e da base. O coordenador Daniel Haack falou da reunião do Fórum dos Servidores do Rio de Janeiro que deliberou a paralisação dia 11 de março mencionada acima ao qual o mesmo participou. Foi feita nesta reunião uma análise de conjuntura que explicou a importância da mobilização pela aprovação da LOA. A servidora Suelen Rodrigues também deu um informe importante sobre o Projeto de Lei (PL) 4311 que trata da passagem do cargo de assistente de aluno do nível C para o nível D na tabela das carreiras. O PL está em estágio de consulta pública, então a servidora pediu que todos votem a favor da valorização desses profissionais. Atualmente há menos de mil votos e é necessário 2 mil para que o PL ganhe força. Por último, a coordenadora geral Daniela Zanotti deu informe sobre a reunião do Fórum da Educação do Rio de Janeiro, realizada com o Sepe e outras entidades sindicais da educação do estado. Ela disse que nessa reunião as entidades já estão pensando nas próximas mobilizações em prol da educação, dentre elas, uma no dia do estudante. A coordenadora também deu informe sobre o pedido de auxílio dos estudantes para um ato no dia 19 de março, dia de luta pela assistência estudantil. Os estudantes pediram ajuda na mobilização deste dia e Zanotti enfatizou como é importante a integração da luta pela educação como um todo.

 

Votação 

Durante a votação, os coordenadores explicaram o processo de aprovação da paralisação e sua importância. Em seguida, uma servidora propôs votar, também, a opção de paralisar apenas um dia, no dia 11 de março. A proposta de realizar uma votação tripla foi aceita. A votação contou então com quatro opções sendo elas: a adesão à paralisação nos dias 11 e 12 de março, a paralisação no dia 11 de março, a não adesão à paralisação e as abstenções. Destas, como foi informado, a primeira venceu com ampla maioria.

Ao final, os coordenadores agradeceram a todos e todas por estarem presentes mesmo na sexta pós carnaval.

Então esse é o momento de mobilizar! Paralise suas atividades nos dias 11 e 12 de março, participe do ato no dia 11 de março e vamos juntos e juntas lutar pela aprovação da LOA e o cumprimento dos acordos! 

 

SINTIFRJ na luta!

Direção Executiva – Biênio 2023-2025.