A Reitoria do IFRJ acaba de alterar, depois de encerrado o prazo, o período de inscrições das chapas que participarão do processo eleitoral aos membros do Conselho Superior (Consup), bem como a data de divulgação da lista de votantes. Tal medida, além de extremamente autoritária, é ilegítima, visto que não cabe à Reitoria qualquer intervenção nesse processo, mas sim à Comissão Eleitoral — constituída justamente com a finalidade de dirimir questões eleitorais —, sendo extremamente preocupante essa interferência, que põe em xeque a própria lisura da eleição que se aproxima.
Precisamos, antes de tudo, refletir sobre qual foi o fator que levou a Reitoria do IFRJ a tomar tal medida e qual é a sua intenção ao sustentar essa ação claramente oportunista, por meio da qual, alterou-se todo o calendário eleitoral. Dentro desse contexto, não podemos deixar de questionar: O Reitor obteve informação privilegiada sobre as chapas inscritas no processo eleitoral? É papel de uma Reitoria passar por cima de uma Comissão Eleitoral constituída? Situações como essa de inequívoco autoritarismo e desapreço ao processo democrático, que não raro vem ocorrendo na gestão Almada, vão continuar a ser toleradas? Os trabalhadores do IFRJ merecem, no mínimo, respostas claras!
Cabe lembrar, ainda, que à manutenção da democracia não bastam palavras, mas ações. E, diante do que tem sido apresentado, garantir ações democráticas não parece ser uma das prioridades da gestão maior de nossa instituição.
O SINTIFRJ repudia essa alteração!
Confira a resolução da Reitoria abaixo:
Resolução n. 179 de 7-8-24 ConSup – altera o cronograma-1 (1)
SINTIFRJ na luta!
Direção Executiva – Biênio 2023-2025.