Notícias

Dia do Servidor Público

Dia 28 de outubro é dia de homenagear as trabalhadoras e trabalhadores que são os pilares do IFRJ e de todo o país: os servidores públicos. Saudamos a todos e todas com carinho, principalmente aqueles e aquelas que lutam diariamente nos Institutos Federais, aqui no nosso sindicato e nas lutas nacionais por melhores condições de carreira e trabalho, pela educação pública e de qualidade, participando de atos, manifestações, assembleias locais e demais atividades sindicais. Nós precisamos de você para construir uma sociedade cada vez melhor, mais justa e mais democrática.

O Dia do Servidor Público foi instituído no governo Getúlio Vargas e remete à data do decreto que criou as primeiras leis para funcionários públicos: 28 de outubro de 1939. Hoje, os direitos e deveres dos servidores são assegurados pela Constituição Federal. O servidor público carrega uma enorme responsabilidade nas mãos, que é a de servir à sociedade como um todo, contribuindo para o desenvolvimento social em todas as áreas. 

Hoje os servidores e servidoras, principalmente os da educação, vivem numa luta incessante pela valorização de suas carreiras, após anos sem reajuste e centenas de prejuízos de governos neoliberais. Sem valorização, isto é, bons salários, bons equipamentos e um bom ambiente de trabalho, os servidores públicos não têm qualidade de vida e não conseguem prestar, tão bem quanto poderiam, o serviço que a população merece e precisa receber. A realidade que conhecemos é de muitos servidores precarizados, doentes e sobrecarregados, acumulando funções devido à falta de pessoal por conta das aposentadorias e da falta de concursos públicos. Esse cenário precisa mudar.

Por isso, mais do que nunca, devemos estar engajados coletivamente nas lutas atuais porque, senão lutarmos por nós, ninguém vai fazê-lo em nosso lugar. Agora no IFRJ,  é urgente que lutemos pela implementação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) que vai trazer mais qualidade de vida aos servidores, e por melhores condições de trabalho. E quanto às lutas nacionais, temos que nos engajar nas mobilizações do SINASEFE para cobrar do atual governo as nossas recomposições salariais, a reestruturação de nossas carreiras, a revogação da PEC 32/2020 e de outras medidas nocivas aos trabalhadores, entre outras reivindicações, que estão sendo desprezadas pelo atual governo. Agora é hora de cobrarmos e pressionarmos, porque a pressão dos parasitas neoliberais que querem acabar com os serviços públicos é intensa e ininterrupta. Só unindo nossas forças poderemos vencer este cabo de guerra.

Nesse Dia do Servidor, celebremos as nossas vitórias e (re)estabeleçamos nossas energias para lutar por nossas carreiras e condições de trabalho; toda a população brasileira será beneficiada!

SINTIFRJ na luta pelo servidor(a)! 

Diretoria Executiva – Biênio 2023-2025