Notícias

Nota de apoio à lisura e legitimidade das eleições para Direção Geral do Instituto Benjamin Constant (IBC)

A: toda a comunidade de servidoras e servidores da rede federal de educação 

O SINTIFRJ vem a público saudar a comunidade de servidoras e servidores do IBC pela realização do pleito democrático, que, no dia 14 de dezembro de 2022,  elegeu o professor Mauro Marcos Farias da Conceição (chapa Democracia Participativa) para ocupar a Direção Geral da instituição pelos próximos 4 anos.

Apesar da evidente vitória eleitoral, conquistada de forma transparente e legítima, o candidato derrotado (com apoio da atual gestão do IBC)  tem lançado questionamentos infundados e inverídicos contra a chapa Democracia Participativa com o objetivo de impugnar o pleito.

É inadmissível que – a exemplo dos criminosos atos antidemocráticos que insistem em recusar o resultado das eleições presidenciais do Brasil – servidoras e servidores da educação pública federal atuem de modo a atacar a democracia, atacando a soberania do voto e fragilizado ainda mais a rede federal de educação que, ao longo dos últimos 4 anos foi violentamente sucateada tanto do ponto de vista estrutural quanto do ponto de vista da desvalorização de suas servidoras e servidores.

Não podemos aceitar mais esse ataque, que nos fere a todas e todos servidores da educação federal. É tempo de lutar pela democracia e de defendê-la sem hesitações. Por isso o SINTIFRJ, na condição de entidade representativa de trabalhadoras e trabalhadores da educação pública,  vem manifestar sua solidariedade e seu apoio ao professor Mauro Marcos, a todas e todos integrantes da chapa Democracia Participativa e à comunidade de servidores e servidores do IBC, que deseja ter garantido o respeito ao exercício de um direito básico que é o de votar, ser votado e ver empossados seus representantes.

Entendemos e defendemos que a luta pela democracia é uma luta de todas e todos. Por isso estamos ao lado dos colegas do IBC, que venceram democraticamente as eleições para Direção Geral dessa instituição histórica, referência fundamental para a educação inclusiva em nosso país.

 É pela educação pública! É pela democracia! Respeitem as eleições do IBC!!!

 

Saudações sindicais de luta!

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023