Notícias

Vencemos! Porque a vitória de Lula é a vitória do povo!

O SINTIFRJ comemora a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente do Brasil! Agradecemos aos professores e técnicos do IFRJ, aos nossos estudantes, a todas e todos que estiveram conosco lutando pela vida, pela Educação, pelos direitos do povo e pela democracia!

Foi uma caminhada difícil… Tivemos que lutar contra a desinformação, com fake news disseminadas por bolsonaristas, contra a violência e as ameaças à democracia. Contra o uso ilegal da máquina pública pela campanha de Bolsonaro, com desvio de dinheiro e cortes em áreas essenciais, como Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, para a maior compra de votos de parlamentares que já se viu na História: o orçamento secreto. Contra o cinismo que envenenou mentes e a insensibilidade que matou milhares numa pandemia desgovernada.

Mas todo esse cenário de terror não conseguiu ofuscar a nossa capacidade de lutar. Lado a lado, nós, servidores e estudantes, por um Brasil justo, gritamos: fora, Bolsonaro! Nada foi em vão. Hoje podemos bradar: agora é Lula! 

O bom filho desta pátria que não foge à luta, à casa torna para arrumá-la. Sabemos que será tarefa árdua depois de um governo que deixou a economia arrasada e mais de 33 milhões de brasileiros na miséria, tantos outros milhões empobrecidos ou desempregados, mas com a união de todos não é impossível.

Como discursou após a vitória, o compromisso de Lula é, antes de tudo, com quem sofre pela fome, com o reajuste do salário mínimo acima da inflação para o povo voltar a ter dignidade, com as minorias, pelo atual governo abandonadas, com todos os que necessitam de políticas públicas para crescerem na vida e ajudarem a fazer um Brasil mais próspero.

O Meio Ambiente, a Saúde, a Educação, a Ciência precisam de investimentos. Os servidores trabalham para o povo e têm direito a salários decentes. São compromissos de Lula. O presidente eleito graças aos brasileiros que disseram não ao fascismo e apostaram na esperança! 

O SINTIFRJ caminha em unidade e reitera o compromisso de lutar pela democracia, pela vida, pelo povo e de cobrar sempre os nossos direitos! Agora é Lula lá! E Bolsonaro nunca mais!