Destaques

Outubro Rosa: um laço de união pela vida das mulheres

Um laço rosa na altura do peito, simbolizando a união pela vida e saúde das mulheres. Este é o Outubro Rosa, uma campanha realizada mundialmente há cerca de 30 anos que pretende conscientizar as mulheres da importância da realização de exames para prevenir o câncer de mama e, mais recentemente, também para a prevenção do câncer de colo de útero. 

A campanha surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e se espalhou por todo o mundo, chegando ao Brasil no início dos anos 2000, com a iluminação de um obelisco no Parque Ibirapuera, em São Paulo. De lá pra cá, virou tradição que prédios e monumentos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sejam iluminados com a cor rosa durante o mês de outubro para lembrar que a realização de exames periódicos é o melhor caminho para a prevenção. 

Quando a campanha surgiu, a prevenção era focada no autoexame das mamas, mas hoje se sabe que o ato não é suficiente para a detecção da doença, que no início costuma ser assintomática. A mamografia é o principal método de rastreamento do câncer de mama, devendo ser realizada regularmente junto com exames clínicos, pois 95% dos casos identificados em estágio inicial têm chances de cura. 

Toda a mobilização pela prevenção não é por acaso. Atualmente, o câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo e também no Brasil, sendo responsável, aqui, por 30% dos casos. É também o tipo de câncer que mais mata no país. 

Mas como levar pra frente uma campanha tão importante com um governo como o atual? No fim de setembro, Bolsonaro cortou 45% das verbas para prevenção e controle do câncer, segunda doença que mais mata no país. O motivo do corte foi o custeio do orçamento secreto, que vai se apossar de R$ 19,4 bilhões dos cofres públicos no ano que vem. 

Por essas e outras é que o SINTIFRJ se posiciona contra o desgoverno Bolsonaro. Precisamos de um governo que não venda o país em acordos vergonhosos no Congresso. Que valorize a vida, investindo em saúde, em vez de matar a população como vem fazendo Bolsonaro. 

O SINTIFRJ apoia o Outubro Rosa. Vamos eleger Lula para derrotar Bolsonaro e defender o direito à saúde das mulheres.

 

SINTIFRJ na luta!

Diretoria Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023