Notícias

Governo Federal bloqueia mais R$147 Milhões do orçamento da Rede Federal

Parece que a educação pública não tem tempo para respirar. Ontem, dia 5 de outubro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica acaba de sofrer mais um corte no orçamento. Neste momento, o governo bloqueia mais de R$147 milhões do orçamento, através do Decreto 11.216. Somando o atual corte, com o outro realizado em junho deste ano, o valor do corte chega a mais de 300 Milhões de reais, prejudicando um milhão e meio de alunas e alunos e mais de 80 mil servidoras e servidores.

Este corte prejudica o funcionamento das institutos federais de ensino, como Cefets e Colégio Predo II, mas principalmente afeta as alunas e os alunos, que terão seus recursos da assistência estudantil impactados, recursos como bolsas de estudos, transporte, internet, chip de celular entre outros diversos que ajudam na permanência dos estudantes na instituição. 

Outros serviços essenciais como limpeza e segurança também serão cortados, prejudicando diretamente o funcionamento das instituições de ensino e gerando ainda mais desemprego, prejudicando a nossa economia.

Não podemos aceitar esse desmonte de forma passiva, vamos exigir uma recomposição orçamentária e lutar pela nossa educação. Se não agirmos logo podemos não ter uma Rede Federal de Ensino Público no futuro.

Agora a luta é a nossa única opção!

O movimento estudantil deliberou e nós nos somaremos! Dia 18/10 é dia de luta nas ruas contra os cortes e todo esse desgoverno. 

Eleger Lula para derrotar Bolsonaro nunca foi tão urgente, só assim conseguiremos exigir nossa recomposição orçamentária, salarial, tirar a educação deste desgoverno e defender o nosso ensino público, gratuito e de qualidade.

Só a luta muda a vida! Dia 18/10 é luta nas ruas! Fora Bolsonaro inimigo do povo!

SINTIFRJ na luta pela educação!

Direção Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023