Notícias

Informe – Assembleia Geral Presencial do SINTIFRJ em 23/09

O SINTIFRJ realizou a segunda Assembleia Geral Presencial de 2022 na sexta-feira, 23 de setembro, no auditório do SINAERJ, no centro do Rio. Presentes na mesa, estiveram o coordenador-geral do SINTIFRJ, Fernando de Oliveira, presidindo, e a coordenadora de patrimônio e finanças, Luiggia Girardi, secretariando. Também tivemos a presença de Lucrécia Iacovino, Coordenadora da Pasta de Pessoal TAE do SINASEFE e Paulo Lindesay, Diretor da ASSIBGE-SN, para debater o tema do Teletrabalho, seus riscos e benefícios. 

Nos informes do sindicato, esteve o cancelamento do 2º Encontro Nacional de Negras, Negros, Quilombolas e Indígenas, que seria realizado em novembro deste ano. Foi informado também sobre o Encontro Regional do SINASEFE da Região Sudeste, que acontecerá ainda neste ano, provavelmente no Espírito Santo, após as eleições, além do Seminário de Carreiras, marcado para o primeiro trimestre de 2023. 

Foram gerados os seguintes encaminhamentos das pautas debatidas: 

Sobre o Teletrabalho 

– O Jurídico vai avaliar possibilidade de Denúncia ao Ministério Público pelo não cumprimento de deliberações do CONSUP.

– SINTIFRJ enviará ofício questionando a reitoria sobre o silêncio e não assinatura de nova portaria do GT que discute o Programa de Gestão do Teletrabalho.

– SINTIFRJ fará denúncia do caso na ouvidoria do Instituto.

– O SINTIFRJ convoca a base para comparecer em peso à próxima reunião do CONSUP (a próxima que for convocada) para garantir o cumprimento da demanda. 

Sobre as Progressões e promoções / RAD / novo regulamento

– Exigir no CONSUP a retirada da obrigatoriedade do RAD para as progressões. A IN 10 da PRODIN leva a esse entendimento equivocado, diferente do que foi deliberado pelo GT que criou o novo regulamento.

– Inclusão de denúncia na ação judicial movida pelo SINTIFRJ para o andamento das progressões sobre o novo regulamento estar retroagindo a processos anteriores, o que é ilegal, e inclusão de relatório do SIPAC e do memorando da CPPD na ação.

– Fazer levantamento da quantidade de processos de progressão e promoção parados no IFRJ.

– Campanha para informar a base sobre a questão das progressões e das promoções. Hoje, quarta, 28/09, às 19h, o SINTIFRJ fará uma live nas nossas redes sociais, Youtube e Facebook, para debater o tema. Estão todas(os) convidadas(os)!

– O SINTIFRJ solicita aos servidores que enviem ao sindicato e-mails de diretorias ou da PRODIN que contenham exigências abusivas para que possamos tomar conhecimento e medidas cabíveis. Os e-mails devem ser encaminhados para contato.sintifrj@gmail.com

Férias escolares em período regular

– A base decidiu na assembleia: as próximas férias serão em janeiro! Chega de não podermos ter o merecido descanso de todo trabalhador junto a nossos familiares com férias escolares dentro do período regular! 

O SINTIFRJ irá preparar materiais de divulgação para esclarecimento da base sobre os temas debatidos e fará lives também sobre o teletrabalho e férias nos próximos 15 dias. 

Só a luta em unidade muda a vida! 

Diretoria Executiva do SINTIFRJ

Biênio 2021-2023