Institucional

SINASEFE lança carta em apoio a eleição de Lula

Em conformidade com o que foi decidido no 34º CONSINASEFE, quando foi criada a consigna “Eleger Lula para derrotar Bolsonaro”, o SINASEFE lançou uma carta direcionada ao ex-presidente em apoio à sua eleição para a presidência da república. 

É a primeira vez que o sindicato nacional se compromete a apoiar uma candidatura a presidente do país em primeiro turno. A entidade justifica a ação em nome da defesa da democracia, da cultura e da vida, em um cenário em que o governo atual desrespeita reiteradamente as instituições, flerta com o fascismo e a ditadura, ameaça retirar direitos do povo e ainda sucateia serviços e ataca a Educação pública com cortes de verbas e perseguições. 

A entidade afirma que o posicionamento é coerente com o histórico de lutas do SINASEFE por direitos: “não podemos correr o risco de permitir o aprofundamento das ameaças golpistas, o desmonte do Estado Democrático de Direito, o crescimento da violência, a destruição dos serviços públicos, a instalação definitiva do obscurantismo e do negacionismo” – diz trecho da carta endereçada a Lula.

Na carta, o SINASEFE pede a Lula que se comprometa com pautas de luta dos servidores, dentre elas a revogação da EC 95/2016, que instituiu o teto de gastos que tem achatado os investimentos em Educação, pede que o orçamento seja respeitado e que haja a retomada do investimento e da expansão da Rede Federal de Ensino, com garantia de autonomia institucional.

A carta pede também que Lula apoie a luta dos trabalhadores, que se comprometa a conceder reajuste salarial aos servidores, e que no novo governo haja concursos públicos pela qualificação do atendimento à população e pela valorização do servidor. 

O SINTIFRJ em unidade com o SINASEFE, e de acordo com a deliberação de nossa última assembleia geral pelo apoio à campanha de Lula e ao voto em candidaturas de esquerda para impedir que o desgoverno Bolsonaro tenha continuidade, apoia a iniciativa e convida os colegas do IFRJ a assinarem a carta.

Confira neste link: https://sinasefe.org.br/site/carta-do-sinasefe-ao-sr-ex-mo-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva/

Saudações de luta! Fora, Bolsonaro! 

Direção Executiva / SINTIFRJ 

Biênio 2021-2023